O avião que causou transtorno no trânsito das principais vias de Porto Alegre nesta sexta-feira chegou ao seu destino – mas em partes. Para finalizar a operação de transporte do aeroporto à avenida Coronel Aparício Borges, a Brigada Militar desmontou a aeronave em três partes e conseguiu levar o corpo sem as asas até a unidade. A equipe retornou ao local do desmonte, na esquina da avenida João Obino com a Carlos Gomes, no bairro Três Figueiras, para transportar as peças faltantes.
Continua depois da publicidade
O objetivo da missão era resgatar o avião histórico, de 1958, sem uso há dois anos, para colocá-lo em exibição no museu da Academia da BM. O tenente-coronel Carlos Alberto Selistre, que comanda a operação e o Batalhão da Aviação da BM, pediu desculpas à população pelo transtorno e justificou que a operação foi intencionalmente programada para o dia:
– À noite, há fios e obstáculos difíceis de serem vistos devido à precária iluminação em alguns pontos.
Confira a galeria de fotos da operação
Os moradores do bairro Três Figueiras viveram momentos inusitados. A cena do avião desmontado no meio da rua em meio a vários policiais militares foi contada e recontada entre os vizinhos e a história perdeu a veracidade no meio do caminho. As notícias que se espalharam na região era de que um avião da Brigada teria caído ou que teria sido um pouso forçado.
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais, há fotografias de quase todo o percurso: na avenida Carlos Gomes, no viaduto Doutor Nilo Peçanha, na esquina com a João Obino e na avenida Augusto Meyer. Todos esses trechos apresentaram congestionamento até depois do meio-dia.

Na madrugada desta sexta-feira, uma imagem semelhante, porém em maior porte, foi flagrada nas ruas da capital paulista. Um caminhão carregando um avião antigo da Vasp segue em direção ao interior de São Paulo.