Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu nesta sexta-feira (4), na região de Tijucas, na Grande Florianópolis. Dois militares a bordo realizavam um voo de treinamento, quando a aeronave perdeu o sinal. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado por volta das 16h40min para realizar buscas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo as primeiras informações do CBMSC, o avião teria parado de enviar sinal para o radar e não teria chegado ao destino. O rastreamento da aeronave aponta que a última localização foi na região de Canelinha e Tijucas.
O comandante Diogo Bahia Losso, piloto do Arcanjo do CBMSC, informou que o modelo do avião desaparecido é um T-25, tipo de aeronave utilizado para instrução da força aérea. Ele pertence à Academia da Força Aérea de Pirassununga, de São Paulo, e possui capacidade para duas pessoas à bordo.
— Não sabemos se o avião precisou fazer um pouso forçado ou se teve um acidente e caiu — informou o comandante.
Continua depois da publicidade
Moradores da região relataram que viram o avião e teriam observado um acidente. Eles estão auxiliando as forças de segurança nas buscas para encontrar a aeronave.
O Batalhão de Operações Aéreas e a equipe do helicóptero Arcanjo 05, de Florianópolis, foram encaminhados para a região. No entanto, a varredura aérea dos bombeiros foi suspensa por volta das 18h50min e as buscas continuam por terra com viaturas 4×4.
De acordo com informações do colunista Raphael Faraco, chovia forte no momento que as buscas começaram. Nenhum vestígio de queda da aeronave foi encontrado até o momento e outros aviões da FAB estão ajudando nas buscas aéreas.
Equipes da Polícia Civil também estão atuando como apoio à procura do avião e mais guarnições de bombeiros devem se deslocar até a região.
Continua depois da publicidade
Confira a íntegra da nota da Aeronáutica
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (04/11), uma aeronave T-25 Universal da Academia da Força Aérea (AFA) desapareceu na região da Grande Florianópolis (SC). Os dois militares a bordo realizavam um voo de treinamento.
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba coordena as operações de busca. Uma aeronave C-105 Amazonas e um helicóptero H-36 Caracal da FAB foram acionados para realizar buscas e estão em deslocamento para a região. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atua para localizar a aeronave.
Leia também
Saiba o que diz o artigo 142 da Constituição Federal
Reitor da UFSC diz que nazismo e racismo não serão tolerados
Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em novembro, salários e como se inscrever