O piloto e o passageiro de um avião da Esquadrilha da Fumaça conseguiram ejetar da aeronave antes de ela cair na tarde desta quarta-feira (27), em Pirassununga, São Paulo. O Super Tucano A-29 apresentou problemas técnicos, e os tripulantes foram resgatados pela equipe Academia da Força Aérea (AFA). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme a Força Aérea, os dois militares estão bem e passam por exames no hospital da AFA. A fumaça causada pela queda e o momento do resgate foi registrado por moradores da região que presenciaram o ocorrido.
A Aeronáutica informou a causa do acidente serão esclarecidas por uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB), que irá até o local fazer a apuração.
Segundo o g1, o avião A-29 é usado para a formação de pilotos de caça e, também, no patrulhamento das fronteiras do Brasil. O modelo substituiu em 2013 o Tucano T-27, utilizado pela Esquadrilha da Fumaça há 30 anos.
Continua depois da publicidade
Nota da FAB
Confira o posicionamento completo da FAB:
“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da FAB, acidentou-se nesta quarta-feira, por volta das 14h15, em área desabitada no interior da AFA, em Pirassununga (SP).
Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.
Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência”.
Leia também
Desaparecimento de avião com moradores de SC completa 20 dias
Avião desaparecido com brasileiros na Argentina não teve localizador emergencial ativado
SC teve 68 acidentes aéreos nos últimos 10 anos, com 19 mortes registradas