Um avião de pequeno porte caiu em uma avenida da cidade de Gramado, cidade turística do Rio Grande do Sul, durante a manhã deste domingo (22). Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar, a aeronave bateu contra dois imóveis e caiu em uma loja. Destroços ainda atingiram uma pousada. Segundo o governador Eduardo Leite, não há sobreviventes no avião. A estimativa é de que na aeronave estavam nove pessoas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os socorristas foram chamados por volta das 9h30min para atender a ocorrência na Avenida das Hortênsias. Conforme informações repassadas pelos bombeiros à Rádio Gaúcha, por conta da neblina, a aeronave teria batido na chaminé de uma loja e no segundo andar de uma casa. Em seguida, caiu sobre o comércio de móveis, que ficou destruído. Destroços ainda teriam sido arremessados contra uma pousada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o “corpo” da aeronave está sobre a loja. Conforme o local for estabilizado, os socorristas devem acessar o avião e possíveis vítimas. Por conta do estado do veículo, acredita-se que não há sobreviventes.

VÍDEO: Veja o momento em que aeronave atinge prédio em Gramado, no RS

Continua depois da publicidade

“Situação caótica”: turista de SC relata cenário após queda de avião em Gramado, no RS

Ainda de acordo com a Rádio Gaúcha, ao menos 15 pessoas foram levadas ao hospital da cidade, vítimas que estavam na pousada ou nas proximidades do local. Na casa em que foi atingida pelo avião havia uma pessoa, que não teve lesões. Já a loja estava vazia.

Das vítimas resgatadas, pelo menos duas foram levadas ao hospital com queimaduras e em estado grave, sendo que uma delas é uma mulher de 54 anos e teve 60% do corpo queimado, informou a Rádio Gaúcha. Elas tomavam café da manhã na pousada e foram atingidas pelas chamas. Outras estariam com sinais de intoxicação por conta da fumaça. De acordo com informações iniciais, publicadas pelo governador Eduardo Leite no X, antigo Twitter, nenhum ocupante da aeronave sobreviveu.

Nas redes sociais, o presidente Lula também se manifestou sobre o acidente. “Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião em Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, escreveu.

Continua depois da publicidade

“Ocupantes da aeronave não sobreviveram”, diz Eduardo Leite após acidente em Gramado

Mais de 50 bombeiros atuam na ocorrência, pois ainda há fumaça e chamas no local. Informações indicam que a aeronave tinha saído de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo.

Por conta do acidente, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) informou que a ERS-235 (Avenida das Hortênsias) em Gramado, está com o fluxo de veículos totalmente bloqueado. Ao longo das próximas, a instituição deve dar novas informações e possíveis rotas alternativas.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que os investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência em Gramado (RS) envolvendo uma aeronave de matrícula PR-NDN.

Neste momento, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pelo avião, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Continua depois da publicidade

*Notícia em atualização.

Leia também

Caminhonete cai 30 metros em barranco e motorista morre em SC

Quem são os 39 mortos de tragédia com ônibus na BR-116 em MG

FOTOS: Suspeitos de matar casal em chácara têm imagens divulgadas pela polícia em SC