O aumento da procura por passagens no voo Porto Alegre-São Paulo (Guarulhos) faz a companhia aérea Avianca colocar uma avião maior nessa rota. O primeiro voo, às 6h46min, passa a ser feito com um Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros. A operação, já realizada com MK-28 (100 assentos), depois passou a ser feita com A318 (120 passageiros).

Continua depois da publicidade

A estreia do novo A320, recebido diretamente da fabricante Airbus, na França, foi na sexta-feira, no voo 6319, entre Porto Alegre e Recife com escalas em São Paulo (Guarulhos) e Brasília.

Presente no voo, o vice-presidente comercial e de marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, falou aos passageiros dizendo que era um dia muito importante para a empresa, que está ampliando a frota com um avião maior. Além de zero-quilômetro, o serviço de entretenimento da A320 é um dos mais completos nos voos domésticos (o mesmo disponível nos A319 da Avianca), com tela individual e conexão USB.

Continua depois da publicidade

Na cabina de comando do voo inaugural do A320 com as cores vermelhas da Avianca, prefixo PR-AVP, estavam os pilotos Daniel Vaz (comandante), 30 anos, e Gustavo Meneghini, 28 anos, ambos formados na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS.

Atualmente, a Avianca opera 147 voos diários em 22 destinos no país. Com frota de 26 aeronaves, a companhia terá 31 aviões em dezembro de 2012. Até 2 de janeiro, terá quatro novos Airbus A320 em voo. No próximo ano ainda chegarão mais cinco A318 (a partir de maio), somando-se aos cinco já em operação.

A encomenda total é de 15 aeronaves desse modelo. Nesse caso, são aviões que estavam voando na companhia chilena Lan. A ampliação da frota faz parte de investimento de R$ 2,7 bilhões até 2016. A vinda de novos aviões resultará na substituição total dos 14 MK-28 (também chamados de Fokker 100) em 2014.

Os novos aviões, a ampliação de freqüências e da malha aérea fazem a Avianca prever crescimento de 70% no número de passageiros transportados no próximo ano em relação a 2011. A projeção é alcançar 5,4 milhões de usuários. Conforme Gargioni, o mercado de aviação deve continuar com avanço expressivo em 2012, entre 8% e 9%:

Continua depois da publicidade

– A classe média se acostumou a viajar de avião – declarou.

Os novos aviões serão utilizados para ampliar a oferta de assentos nas rotas já realizadas, principalmente para o Nordeste. A única nova operação prevista para 2012 é o voo para Maceió. No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, a companhia voa para Passo Fundo.

– Vamos fortalecer nossos destinos – explica Gargioni.

Como operações principalmente no mercado doméstico _ a única rota internacional é o voo para Bogotá (Colômbia), Gargioni comemora a taxa de ocupação (quantidade de pessoas em proporção aos assentos) da companhia, em torno de 80% desde abril nos voos no país.

Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em outubro (números mais recentes) a Avianca registrou ocupação de 80,14%, o segundo melhor desempenho no mercado doméstico, atrás apenas da Azul, com 81,95%, entre as principais companhias. A média do setor ficou em 67,62%.