Por volta das 15h30min desta quinta-feira, o comandante da Base Aérea de Santa Maria (Basm), coronel aviador Davi Alcoforado concedeu uma entrevista coletiva para prestar esclarecimentos à imprensa sobre o acidente que ocorreu na manhã desta quinta, quando o capitão aviador André Ricardo Halmenschlager morreu após o avião que pilotava cair na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Segundo o coronel, ainda na manhã desta quinta uma equipe de Santa Maria foi até o local do acidente para investigar as possíveis causas do acidente. Alcoforado comentou que são muitos os fatores que podem ter influenciado para que o acidente acontecesse. Uma equipe analisará os destroços do avião e as condições do local.
O comandante esclareceu que o modelo da aeronave _ A1 (AMX) _ foi adquirido pela Basm em 2000 e está na metade da vida útil dos equipamentos que, segundo ele, apresentava bom estado de conservação e passava por constante manutenção.
Velório
O corpo de André Ricardo Halmenschlager foi encaminhado ao DML e, após liberação, será transportado para Estância Velha, no Rio Grande do Sul _ sua terra natal _ onde será velado.
Continua depois da publicidade
O aviador, de 33 anos, serviu na Base Aérea de Santa Maria por oito anos. Na Basm, ele passou pelo Esquadrão Centauro e atualmente integrava o Esquadrão Poker. Ele morava em Santa Maria com sua mulher e dois filhos.