A participação brasileira na II Guerra não ficou restrita às suas forças terrestres. Comandados pelo major-aviador Nero Moura, cerca de 400 homens da Força Aérea Brasileira (FAB) tiveram atuação marcante nas batalhas ocorridas nas terras e nos céus italianos.

Continua depois da publicidade

Criado em 18 de dezembro de 1943, o 1º Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa) incluía 22 pilotos, além de mais de 300 militares que atuavam em terra. O lema do grupo era “senta a pua!”, frase proferida frequentemente por um dos homens, que acabaria espalhando-se entre os membros da FAB ainda no período de treinamento de tiros, bombardeio e missões simuladas de combate.

Sete décadas atrás, soldados brasileiros começavam a sua saga na Itália

Se a cobra fumando foi o símbolo da FEB, uma avestruz usando um quepe seria o emblema dos aviadores brasileiros. Segundo o major-brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira, autor do desenho usado na fuselagem das aeronaves, a ideia surgiu durante o período de treinamento nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

– Aquele bando de gente com aquele quepe branco, pareciam mesmo avestruzes. E, ainda por cima, comendo as coisas mais disparatadas para o brasileiro: feijão com açúcar, leite em pó, café ralo parecendo um chá… Comíamos aquilo, e só mesmo um estômago de avestruz para aguentar – contaria Oliveira, anos mais tarde.

Em fevereiro de 1945, a bordo de caças Republic P-47, os pilotos da FAB apoiaram o ataque a Monte Castelo com um incessante bombardeio sobre as posições alemãs. Já em 22 de abril, o esquadrão realizou 11 ataques aos alemães, o maior número de missões levado a efeito em solo italiano em único dia. Por isso, a data assinala hoje o dia da aviação de caça no país.

Leia todas as notícias do PrOA

No período em que atuaram, os aviadores brasileiros celebraram resultados superiores proporcionalmente aos obtidos pela força aérea norte-americana. No ano passado, morreram os três últimos pilotos veteranos do 1°GAvCa: o major-brigadeiro Miranda Côrrea, o major-brigadeiro Rui Moreira Lima e o major-brigadeiro José Rebelo Meira de Vasconcelos.