Três suspeitos foram presos durante uma operação que resgatou diversas aves silvestres e répteis na manhã desta quinta-feira (4), em Joinville. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
Conforme informações da Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC), os animais foram encontrados na casa de um dos suspeitos, no bairro Ulisses Guimarães, e estavam em situação precária, dentro de caixas de papelão e em gaiolas sujas.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Veja fotos dos animais resgatados em Joinville
Continua depois da publicidade
A operação resgatou, até o momento, três filhotes de arara-canindé, um papagaio, dois cágados, dezenas de tartarugas-tigre-d’água, além aves como curió, azulão, pintassilgo e sabiá-una. Ainda, foi resgatada uma ararajuba, espécie rara, que se encontra ameaçada de extinção.
Também foram apreendidos um trinca-ferro, armadilhas, redes de caça e anilhas falsas, que segundo a Polícia Civil, eram usados para trazer um aspecto de legalidade às aves durante a comercialização.
A investigação, que começou há cerca de seis meses, aponta que o volume de aves comercializadas pelo grupo é grande, e que as vendas, trocas e as caças eram feitas de forma constante.
Os suspeitos serão investigados por associação criminosa voltada ao tráfico ilícito de animais silvestres, receptação qualificada, maus-tratos, falsificação de sinal público e também corrupção de menores, já que no local onde eram feitas as negociações, havia uma criança.
Continua depois da publicidade
Os animais resgatados ficam agora aos cuidados do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar a origem e o destino destes animais. Além da Polícia Civil, a operação contou com a participação do Instituto do Meio Ambiente e da Polícia Científica.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Destaque do JEC no Catarinense 2024 assina com clube da Série A e vai jogar o Brasileirão
Diretor de indústria catarinense morre em acidente de moto no Peru: “Exemplo de trabalho”
Balé argentino mais antigo da América Latina vai abrir Festival de Dança de Joinville 2024