O segundo fim de semana do Viva Serra Festival de Inverno foi um misto de arte, cultura, aventura, emoção e fé. Nas três cidades diretamente envolvidas no projeto – Lages, São Joaquim e Urubici – a programação movimentou o público e ajudou a fortalecer o turismo na região mais fria do Brasil.

Continua depois da publicidade

Em Urubici, destaque para um encontro de quadriciclos e um show religioso, ambos ocorridos neste sábado. A primeira atração foi de tirar o fôlego. Quadriciclos saíram às 10h do Snow Valley (Vale da Neve), localizado às margens da rodovia SC-114 (antiga SC-438), em São Joaquim, para um passeio que seria muito bacana.

Os pilotos percorreram uma desafiadora trilha pelas localidades de Vale do Sumidouro, Pericó, Serra do Bom Sucesso, Jararaca, Mundo Novo e Morro Pelado. No caminho, passaram por um cemitério com sepulturas de quase 200 anos e margearam cânions a 1,7 mil metros acima do nível do mar. Depois de mais de seis horas, o passeio acabou na Arena Viva Serra Festival de Inverno, montada na Praça Dom Daniel Hostin, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Centro de Urubici.

Os organizadores do encontro, o advogado Julierme Vieira, de 33 anos, e o administrador Daniel Pagani, 29, destacam a Serra Catarinense como um dos lugares mais fantásticos para se praticar quadriciclo, já tendo sido mapeados aproximadamente dois mil quilômetros de trilhas entre os municípios de Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Continua depois da publicidade

Assim, não é à toa que gente de todo o Brasil procura a região para fazer aventura em meio às maravilhas naturais. Foi o que fizeram os amigos Jorge Rodrigues, 37 anos, advogado em Criciúma, no Sul do Estado; e Fábio Renaud, 38, empresário em Curitiba (PR). Ambos andaram de quadriciclo na Serra Catarinense pela primeira vez, e garantem que voltarão para casa encantados com a experiência.

– A trilha é muito boa e a paisagem é demais, com rios, campos, gado e araucárias – disse o criciumense Jorge.

– Gostei muito e quero voltar com a família para passear – completou o curitibano Fábio.

O sábado em Urubici encerrou em alto estilo com o show nacional do Padre Antonio Maria. Aos 67 anos de idade, dos quais, 37 dedicados à música, desde que foi ordenado, o religioso atraiu um público que lotou a arena. Natural do Rio de Janeiro e residente em São Paulo, Padre Antonio Maria esteve pela primeira vez na Serra Catarinense depois de viver dias de grande expectativa por conhecer a região.

Continua depois da publicidade

– Não vejo a hora de ver as belezas, ter contato com o povo e ver suas reações – disse o padre em entrevista por telefone ao Diário Catarinense na última quarta-feira.

E o grande dia chegou. No sábado, Antonio Maria ficou encantado com a paisagem repleta de montanhas na viagem entre Florianópolis e Urubici. Avistou vários pomares de maçã, mas já sem a fruta que faz bem para a garganta, pois a colheita terminou há poucas semanas, e que ele tanto gosta de comer antes dos shows. E imaginou tudo florido, o que lhe deu uma grande vontade de voltar assim que puder.

– É uma emoção e uma alegria imensa estar aqui pela primeira vez. Que lugar lindo. E tem tanta comida gostosa que dá até para aumentar a paróquia. Estou preocupado, pois daqui a pouco vira uma diocese – brincou o padre, batendo a mão na barriga.

Continua depois da publicidade

No show deste sábado, Antonio Maria emocionou os fiéis com músicas próprias e do amigo Roberto Carlos. A apresentação começou com apenas 13 minutos de atraso com a música Jesus Cristo, seguida por Festa de Cristo, uma versão religiosa de Festa, da cantora baiana Ivete Sangalo. O show do Padre Antonio Maria foi um “esquenta” para a festa de 80 anos da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, que ocorrerá no dia 16 de setembro, no mesmo local, mas já fora da programação do Viva Serra Festival de Inverno.