A Avenida Santos Dumont, de Joinville, passa a contar com uma sinalização inédita na cidade. Pela primeira vez, foram instalados sonorizadores dentro do município, alternativa muito utilizada em rodovias. A ação, segundo a prefeitura, visa diminuir o número de acidentes no local. 

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com Guilherme Belegante, gerente de operações do Departamento de Trânsito (Detrans), o dispositivo serve para alertar o motorista sobre a presença pedestres atravessando a via naqueles pontos e para aumentar a segurança ao longo da Santos Dumond. 

– É uma solução que, em um segundo momento, vai ser complementada com fiscalização eletrônica ao longo do trecho – destaca Belegante. 

A nova sinalização especial foi implantada em cinco pontos da rua. Os sonorizadores estão ao longo do trecho entre a casa de eventos Square Garden e o elevado com a Rua Tuiuti, locais onde há mais registros de acidentes. Confira o gráfico: 

Continua depois da publicidade

Conforme o gerente de operações, o Detrans implementou alertas de “Cuidado pedestre” e as faixas de pedestres foram repintadas. Toda a sinalização foi feita com a pintura à quente (termoplástico), que garante maior durabilidade.

– Além disso, nessas passagens de pedestres, instalamos tubos como barreira entre as pistas porque alguns motoristas estavam fazendo retorno em cima da faixa de pedestres – destaca.

Em uma sessão na Câmara de Vereadores em fevereiro deste ano, os sonorizadores já estavam em pauta como medida a curto prazo para tentar diminuir a velocidade dos automóveis. A médio prazo, foi discutida também a instalação de muretas de concreto, conhecidas como “barreiras New Jersey”.

Acidentes com vítimas e mortes 

Nos últimos três anos, os socorristas de Joinville atenderam a 163 ocorrências com vítimas na Avenida Santos Dumont, na zona Norte da cidade. De 2018 a 2021, onze vidas foram perdidas em acidentes de trânsito na via

Continua depois da publicidade

A última colisão, em janeiro deste ano, vitimou um jovem de 20 anos e duas crianças da mesma família. O veículo, que estava sendo conduzido por João Victor Monteiro da Rosa, capotou depois de ser atingido por outro carro que tentava ultrapassagem.

Conforme o levantamento, o trecho mais crítico fica entre a casa de shows Square Garden e o viaduto da Rua Tuiuti. Em 2019, por exemplo, foram registrados 56 acidentes, já em 2021, foram 163. Os números mostram um aumento de 191% de ocorrências neste período.

Possível volta dos radares

Diante dos números e da preocupação da comunidade, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) de Joinville prevê a reativação dos radares em quatro pontos da Avenida Santos Dumont.

No dia 5 de janeiro, a prefeitura lançou o edital para a contratação dos serviços de fiscalização eletrônica no trânsito, o que permitiria a volta dos radares, com valor máximode R$ 36,4 milhões. Conforme o colunista Jefferson Saavedra tinha antecipado, caso o cronograma fosse atendido, os radares voltariam a ser instalados a partir de março ou abril de 2022.

Continua depois da publicidade

No entanto, cerca de duas semanas depois que a licitação foi lançada, a Justiça suspendeu a liberação para contratação da empresa que executaria o serviço. O juiz Roberto Lepper acatou um mandado de segurança apresentado por uma empresa de tecnologia, que defendeu haver vícios no edital que regulamenta o pregão eletrônico.

Os radares foram desligados e retirados no início de março de 2021, após o encerramento do prazo do contrato anterior. Um novo edital de concorrência foi lançado, mas a licitação foi revogada depois de questionamentos no Tribunal de Contas do Estado e na Justiça. As alegações foram de que era preciso maior detalhamento dos custos nas planilhas.

Leia também

Prefeitura de Joinville vai à Justiça para tentar afastar risco de bloqueio de R$ 287 milhões

Caminhoneiro é morto a tiros em frente de casa em São Francisco do Sul