Tornar a via mais humana, atraente e promover vida intensa na sua circulação. Esta é a proposta do Projeto “Ruas Completas, Cidade Compartilhada”, para o qual Joinville foi escolhida, entre 10 municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes. A ação é coordenada pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a avenida que irá receber mudanças é a Juscelino Kubitschek.

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Nesta quinta-feira, integrantes da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) passam por um capacitação sobre o projeto.Tendo como diretriz o conceito de promover acessibilidade universal, sinalização clara e orientada para o pedestre, mobiliário urbano útil (lixeiras e bancos), medidas moderadoras de tráfego, ciclovias ou ciclofaixas e faixas de ônibus, a equipe irá formatar o projeto até novembro, com a consultoria da WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

— Eles também irão nos ajudar na busca de recursos para estas melhorias. Significa a mudança do espaço que prioriza o carro para um modelo que valorize a humanização da via e as condições para o desenvolvimento local sustentável —, explica o gerente de Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável da Sepud, Marcus Faust. Joinville irá servir como referência.

Representantes de outros nove municípios participam da capacitação: Garuva, Guaramirim, Itapoá, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Mafra, São Francisco do Sul, Araquari e Guarapuava (PR) acompanharão a aplicação do projeto no município.

O alvo do ¿Ruas Completas, Cidade Compartilhada¿ também é disseminar os conceitos nos 395 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes para promover a requalificação urbana focada em transportes multimodais, acessibilidade, sustentabilidade e tecnologia.

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Em novembro, os projetos serão apresentados numa reunião geral, agendada para ocorrer em Recife, com todos os 10 municípios escolhidos do Brasil.

Confira quais são os itens que se aplicam ao conceito:

Estreitamento de faixas dedicadas ao tráfego de carros.

Calçadas que confiram conforto e segurança aos pedestres.

Infraestrutura para bicicletas.Instalações de transporte coletivo bem projetadas.

Faixas de travessias que proporcionem oportunidades frequentes para o cruzamento de vias.

Facilidades para pessoas com deficiência, idosos e crianças.

Extensões de meio-fio que diminuam a distância de travessia.

Árvores e mobiliário urbano.

Projetos seguros de interseções e redução dos raios de giro.Sinalização clara para todos os usuários.

Iluminação.

Tratamento do pavimento.