Duas toneladas de lixo foram recolhidas da Avenida Hercílio Luz, em Florianópolis, na manhã deste sábado (10) pela Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap). Papéis, garrafas e copos plásticos estavam espalhados pelo chão apesar de o espaço dispor de diversas lixeiras.

Continua depois da publicidade

Além dos resíduos provenientes do consumo de bebidas, diversos sacos cheios de lixo estavam sobre a calçada do boulevard nesta manhã. O recolhimento exigiu da Comcap uma operação das 7h30min às 11h15min.

– Estamos tendo uma grande dificuldade com as pessoas que frequentam os quiosques. São pessoas que vêm de fora, compram em mercados, vão para lá e descartam o lixo em qualquer lugar. Além disso, há catadores que reviram o material – explicou Nilda de Oliveira, diretora de Operações da Comcap.

Lixo foi espalhado pelo chão da Avenida Hercílio Luz
Lixo foi espalhado pelo chão da Avenida Hercílio Luz (Foto: Murilo Bonucci/arquivo pessoal)

Conforme a diretora, as irregularidades são produzidas por usuários do espaço e por proprietários de estabelecimentos.

– Todos os comércios têm que ter seus contentores verdes para descarte de lixo produzido pelo estabelecimento. A maioria não está colocando apesar de haver uma lei que obriga a isso – disse.

Continua depois da publicidade

De acordo com Nilda, além do desconforto causado para quem passa pela avenida após eventos como o desta madrugada, a situação também gera prejuízos para a autarquia.

– É uma luta muito grande que estamos tendo e está tendo um custo a mais, porque estamos tendo que colocar mais gente pra trabalhar e pagar até horas extras para resolver a questão – explicou.

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Continua depois da publicidade