Uma Pardela-preta (Procellaria aequinoctialis) resgatada em Laguna, no Sul de Santa Catarina, morreu intoxicada. A ave marinha tinha no estômago inúmeros fragmentos de plástico, e desidratada, morreu um dia após chegar na Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Continua depois da publicidade
A ave foi resgatada na semana passada pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Ela estava debilitada e regurgitou uma quantidade significativa de pequenos pedaços de plástico, segundo os pesquisadores.
De acordo com a médica veterinária Gabriela Cristini de Souza, o exame confirmou que a ave estava bastante desidratada e tinha diversos plásticos pequenos no tubo digestivo.
Nos quatro anos de projeto, a equipe da Udesc já registrou 312 animais com evidências de micro lixo após as necropsias.

Canal de atendimento por telefone
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores solicitam à população que, ao encontrar um animal marinho vivo ou morto, entre em contato pelo telefone 0800-642-3341. A equipe da Udesc monitora o trecho entre Laguna e Imbituba, e reabilita animais ou realizada necropsia no trecho e Imbituba até Governador Celso Ramos.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para atender uma condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.