A RBS promove segunda-feira, às 14h, em Florianópolis, a quarta edição do Painel RBS em Santa Catarina. O evento, com transmissão ao vivo pela TVCOM, canal 36 da Net, e pela rádio CBN/Diário, dará a largada para a nova campanha institucional do Grupo RBS no Estado, cujo slogan é Crack, Nem Pensar.

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Com mediação do jornalista Renato Igor, o programa reunirá autoridades e especialistas no estúdio da RBS TV para discutir a explosão do consumo da droga em Santa Catarina.

Para debater o assunto, sete participantes das áreas da saúde, infância e juventude, segurança pública, comunidade e de programas de prevenção e recuperação serão reunidos. Também foram convidadas para acompanhar do evento autoridades e representantes de instituições e empresas.

Apontado como um dos grandes problemas na área de segurança pública no Estado, o crack é considerado a alavanca da violência nas cidades catarinenses. Além disso, especialistas da saúde consideram alto o risco de epidemia em Santa Catarina. Uma das questões a ser abordada no Painel será a falta de vagas e de locais para tratamento dos usuários da droga.

A discussão sobre o avanço do crack marcará o início da mobilização deflagrada pelo Grupo RBS. O objetivo é conscientizar público e autoridades sobre a importância de barrar o aumento da presença da droga e encontrar soluções para o problema. No Rio Grande do Sul, a campanha foi lançada na quinta-feira e contou com a participação do ministro da Justiça, Tarso Genro.

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Em Santa Catarina faltam dados precisos sobre o alcance do crack, seja em relação a número de usuários, seja em relação à capacidade de tratamento. As clínicas e as comunidades terapêuticas estão lotadas. Em relação à violência, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão estima que o crack esteja por trás de grande parte dos furtos, roubos e assassinatos que acontecem no Estado.

Tema e foco são resultado de trabalho de seis meses

A escolha do tema e o foco da campanha foram feitos através de um trabalho que, durante seis meses, envolveu especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, dirigentes e editores do Grupo RBS. O site www.cracknempensar.com.br já está no ar e tem papel fundamental na campanha – é possível fazer o download dos materiais de divulgação, além de consultar informações sobre como buscar auxílio.

A intenção é, através do endereço eletrônico, reforçar o alerta à população sobre os riscos devastadores do crack e conscientizar as pessoas sobre as consequências do consumo. A iniciativa também visa mobilizar instituições que podem contribuir para reduzir o apelo do crack, como da área de saúde e segurança.

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