O avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina traz instabilidades ao Estado, após dias de calor intenso. Nesta quinta-feira (11), pode haver temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em todas as regiões, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Norte catarinense. A Defesa Civil também emitiu um alerta.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A chuva deve avançar pelas áreas da divisa com o Rio Grande do Sul (Oeste e Litoral Sul) ainda pela manhã, se espalhando pelo Estado ao longo do dia. Antes da chuva, no entanto, o calor se intensifica e as máximas podem bater os 37°C.
Alerta laranja
O alerta da Defesa Civil é para risco moderado (amarelo) a alto (laranja) de ocorrências como alagamentos, destelhamentos e enxurradas.
Isso porque a chuva vem rapidamente e intensa, além dos ventos que devem ser fortes. Veja no mapa as áreas de risco:
Continua depois da publicidade
Como ficam as temperaturas nesta quinta
- Extremo Oeste: 17,5°C/29,4°C
- Oeste: 15,7°C/29,6°C
- Meio-Oeste: 15°C/28,6°C
- Planalto Sul: 14,4°C/26°C
- Litoral Sul: 18,8°C/28,1°C
- Vale do Itajaí: 17°C/37,6°C
- Grande Florianópolis Serrana: 18,1°C/31°C
- Grande Florianópolis Litorânea: 18,3°C/34°C
- Planalto Norte: 16,3°C/35°C
- Litoral Norte: 20,8°C/37,8°C
Tempo nos próximos dias
A frente fria já se afasta na sexta-feira (12) e dá lugar a uma alta pressão que favorece o tempo firme no Oeste do Estado. Já na faixa mais próxima ao litoral, a umidade que vem do oceano para a costa favorece a nebulosidade, o tempo mais fechado e chances de chuva ao longo do dia. No entanto, não há riscos para ocorrências.
À tarde, a previsão é que as temperaturas fiquem em torno de 27°C a 31°C em boa parte do Estado, com exceção de áreas entre o Planalto e o Litoral Sul, onde as máximas não devem passar dos 25°C.
O vento sopra mais forte, com rajadas de até 60 quilômetros por hora. No mar, a agitação aumenta, com ondas que podem ter picos de até 2,5 metros no Litoral Norte.
Continua depois da publicidade
O final de semana deve ser de tempo firme e o calorão retorna ao Estado, principalmente no domingo (14), quando as máximas ficam entre 33°C e 35°C em praticamente todas as regiões e podem ficar na casa dos 38°C no Litoral Sul e no Extremo Oeste.
Leia mais
La Niña em 2024? Como o fenômeno pode impactar o clima de SC
El Niño mantém influência sobre o tempo em SC e promete verão escaldante