A manutenção do programa das escolas cívico-militares em Joinville com parceria do Corpo de Bombeiros Voluntários passará por análise do Conselho Municipal de Educação na próxima terça-feira (14). Será apenas após essa decisão que o tema deve avançar na cidade.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A medida foi citada pelo secretário de Educação, Diego Calegari, em reunião da comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), nessa terça-feira (7). Conforme o secretário, a expectativa da prefeitura é iniciar o ano letivo já com o projeto finalizado.
A ideia é firmar uma parceria com os Bombeiros Voluntários, que serão responsáveis pelos profissionais e desenvolvimento das atividades no contraturno. No novo formato, os bombeiros passariam a desenvolver a formação do programa Bombeiro Mirim para alunos da escola. O curso tem previsão de duração de um ano, com atividades de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e combate a incêndio, entre outros.
Governo federal encerrou programa
Após o programa com militares ser encerrado pelo governo federal, em julho deste ano, a Secretaria de Educação buscou uma parceria com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), para que o modelo pudesse seguir em atividade. Entretanto, o governo estadual alegou que faltam militares da reserva para atender a demanda e a ideia não avançou.
Continua depois da publicidade
Caso a ideia avance no Conselho Municipal de Educação, o modelo com os os bombeiros seria colocado em prática na escola municipal Presidente Castello Branco, no bairro Boa Vista. Conforme Calegari, dependendo da eficácia, o programa pode ser replicado em outras unidades da cidade a partir de 2025.
A Secretaria de Educação deve apresentar uma nova atualização sobre a parceria, com o posicionamento do conselho municipal, em nova reunião da comissão de Educação, no dia 5 de dezembro.
Leia também
Novo e PSD se adiantam e fecham acordo para 2024 em Joinville
Parque dos Dinossauros será reaberto em SC após mais de um mês fechado por causa das chuvas