Um estudo realizado pelo Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) apontou que avançar o sinal vermelho foi a infração de trânsito mais cometida pelos motoristas durante o Carnaval de 2021. O levantamento, divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (25), tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos no trânsito, principalmente durante o feriado. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O estudo leva em conta os casos que ocorreram entre a sexta-feira que antecede o sábado de Carnaval até a quarta-feira de cinzas. De acordo com o Detran, só em 2021, 34.712 infrações foram cometidas no Estado. É o maior número dos últimos cinco anos. Se comparar com 2020, por exemplo, houve um crescimento de 12,62%. No Carnaval daquele ano foram registrados 30.820 infrações. 

> Veja quais são os melhores horários para pegar a estrada no feriadão de Carnaval

Se levar em conta apenas os números de 2021, as cinco infrações gravíssimas mais registradas foram: avançar o sinal vermelho; recusar submeter ao teste do bafômetro; conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado; dirigir veículo manuseando telefone celular; e dirigir veículo sem CNH. 

Continua depois da publicidade

— No estudo, percebemos que as infrações mais frequentes são as mais conhecidas por nós, como avançar o sinal vermelho e dirigir usando o celular, por exemplo — salienta o delegado Gustavo Gigliotti Murijo, assessor da presidência do Detran. 

Já Florianópolis lidera como a cidade catarinene com o maior número de infrações durante o Carnaval do último ano. Em seguida vem Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó e Criciúma, segundo o Detran. 

Recusa do teste do bafômetro cresceu 342,55% em SC 

Outro dado do estudo é o crescimento de infrações por recusa do teste do bafômetro durante o Carnaval em Santa Catarina. De acordo com o Detran/SC, em cinco anos, houve um crescimento de 342,55% nos registros. Só em 2021, foram 832. 

— O que nos preocupa é o aumento de pessoas que se recusam a se submeter ao teste do bafômetro, quem sabe com a falsa ideia de ficar impune. Por isso o Detran alerta: se recusar a fazer o teste do bafômetro é uma infração gravísisma da qual pode levar a suspensão do direito de dirigir. Ela é tão grave quanto dirigir embrigado — salienta o delegado. 

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, ao comparar o número de infrações por dirigir sob a influência de álcool, houve queda de 37,22% entre 2020 e 2021. Enquanto no primeiro ano foram 137 casos, no Carnaval passado foram registradas 86 ocorrências. 

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a partir de 0,3 miligramas ou mais de álcool por litro de ar é considerado infração gravíssima. Além disso, segundo a Lei nº 13.546/2017, o condutor que provocar acidentes com morte, lesões graves ou gravíssima, pode pegar uma pena de 5 a 8 anos de prisão. 

— Mesmo para aquele que não pretender viajar ou festejar nos próximos dias, a segurança é para todos. É para o pedestre, o ciclista, o motoboy ou para a família viajando — enfatiza o delegado. 

> Joinville teve 3,8 mil acidentes de trânsito em 2021, pior número dos últimos cinco anos

Veja dicas do Detran para um trânsito seguro: 

  • Nunca dirija após ingerir bebida alcoólica, nem se estiver cansado ou com sono;
  • Não exceda a velocidade permitida na via;
  • Não use o celular enquanto estiver dirigindo
  • Para transportar crianças, além do cinto de segurança, não esqueça de utilizar: bebê-conforto (da saída da maternidade até 1 ano); cadeirinha (de 1 a 4 anos); assento de elevação (de 4 a 7 anos e meio) e cinto de segurança no banco de trás (de 7 anos e meio a 10 anos); 
  • Cuide dos pedestres! Casos de atropelamento aumentam durante o carnaval;
  • Acenda, de dia e de noite, os faróis do veículo nas rodovias;
  • Motociclista: utilize capacete e não transporte menores de 07 anos. 

Continua depois da publicidade

Vai levar seu na pet na viagem? Siga os cuidados:

  • Utilize cinto de segurança apropriado ou caixa protetora para acomodá-lo;
  • Evite alimentá-lo algumas horas antes de viajar;
  • Hidrate e leve seu bichinho para passear durante a viagem; 
  • É proibido: transportar seu pet entre as pernas ou no colo; deixar o animal com a cabeça ou as patas para fora do veículo. 

Leia também: 

Oito festas de Carnaval em Florianópolis estão sem alvará e recebem alerta da Polícia Civil

Abrigado em bunker, blumenauense que mora na Ucrânia relata bombas, tiros e medo

Como será o tempo no carnaval em SC