O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), disse na manhã desta segunda-feira (13) que a avaliação do primeiro fim de semana com restrições conjuntas na Grande Florianópolis para conter o avanço do novo coronavírus foi positiva. Na sexta-feira, Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu adotaram um decreto único com regras contra o avanço da Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu têm restrições contra coronavírus; confira todas as regras

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, o prefeito Gean destacou que uma regra única entre as principais cidades da Grande Florianópolis permite que a população compreenda melhor as medidas e possa colaborar.

Juntas, as quatro cidades somam 4,8 mil casos confirmados de Covid-19. A maioria deles está em Florianópolis (2.064). Quanto aos óbitos, são 58 confirmações, com o maior número de vítimas também na Capital (26). Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizados neste domingo (12).

— Avaliação é positiva, e não poderia ser diferente. Quando tínhamos regras diferentes tínhamos uma migração de determinados municípios para outro, buscando serviços que em um (município) era proibido e em outro não era. Montamos uma estrutura para fiscalizar e estamos melhorando ainda, mas o fato de termos uma regra única permite uma divulgação também que a população possa compreender e colaborar ainda mais para que as medidas sejam mais efetivas — declarou o prefeito.

Continua depois da publicidade

> Dia Mundial do Rock: entenda a data comemorada no 13 de julho

Na entrevista, Gean também falou sobre o esforço das cidades junto com o Governo de Santa Catarina para ampliar os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

— Estamos trabalhando para poder fazer uma ampliação de curto prazo e que esse momento mais crítico posso ser superado, em nenhum momento chegando ao limite da estrutura para a população — disse.

Na sexta, as prefeituras de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Governo de Santa Catarina anunciaram uma ação conjunta para ampliar o número de leitos de UTI em hospitais públicos e privados da região. A ação pretende abrir cerca de 60 leitos na rede de saúde.

> O que foi o estrondo sentido em Blumenau e região nesta sexta-feira

Segundo o Governo de Santa Catarina, poderão ser ativados entre 25 e 30 leitos na rede estadual nas próximas semanas. Além disso, até 30 leitos poderão ser ativados em unidades que não são geridas diretamente pelo Estado, entre elas o Hospital de Biguaçu e o Hospital de Caridade.

Continua depois da publicidade

> Blumenau anuncia restrições mais pesadas após situação crítica por coronavírus

Ainda na entrevista à NSC TV, o prefeito Gean disse que uma nova reunião nesta segunda-feira envolvendo os prefeitos das quatro cidades e membros do Ministério Público irá discutir as formas jurídicas para a contratação de leitos de UTI em hospitais privados.

Conforme o mapa de risco do Governo do Estado, atualizado na última semana, a ocupação de UTIs na região está em nível gravíssimo. Em Florianópolis, a taxa de ocupação chegou a 97% na quinta-feira (9) para leitos adultos do SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta segunda, a taxa de ocupação era de 91,95%.

Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC