Nove pessoas morreram, entre elas dois espanhóis, dois alemães e dois suíços, e deixou nove feridos e quatro desaparecidos, na manhã desta quinta-feira em uma avalanche no maciço do Mont Blanc, nos Alpes franceses, indicaram as autoridades.
Continua depois da publicidade
O alarme foi dado por um dos feridos nesta quinta-feira às 03h25min do horário local (00h25min de Brasília), explicou a gendarmaria. Segundo a prefeitura, a avalanche é “a mais mortífera destes últimos anos” e afetou dois grupos de montanhistas. As operações de resgate seguiam em andamento durante a manhã desta quarta-feira.
O ministro do Interior francês, Manuel Valls, expressou sua “grande tristeza” e sua “grande emoção”, e assegurou que “a busca segue em andamento para tentar encontrar os desaparecidos”.
As autoridades realizarão uma investigação para determinar a origem da avalanche. O último acidente grave nos Alpes franceses ocorreu no dia 24 de agosto de 2008, quando oito alpinistas – três suiços, um guia austríaco e quatro alemães – morreram em uma avalanche no Mont Blanc de Tacul, uma das montanhas do maciço.
O Monte Maldito, que possui 4.465 metros, é um dos itinerários que leva ao Mont Blanc e um dos passos da chamada “via dos três montes”.
Continua depois da publicidade