O movimento dos Observatórios Sociais, em todo o Brasil, vem numa espiral ascendente; isto quer dizer que, graças a Deus e ao esforço consciente de milhares de voluntários, a democracia e a cidadania vêm avançando a passos largos e decididos em nosso país. Engana-se quem não acredita na possibilidade de nos tornarmos grandes e eficientes nessas práticas.

Continua depois da publicidade

O 3º Encontro Nacional de Observatórios Sociais reuniu este mês cerca de 50 dos 75 Observatórios já existentes no País, em 12 estados. Um belo número, um belíssimo encontro, com proveitosa troca de experiências e um empolgante estímulo à participação.

Aqui em Santa Catarina já existem 10 Observatórios Sociais em funcionamento: Tubarão, Florianópolis, São José, Itapema, Itajaí, Brusque, Blumenau, Joinville, São Joaquim e Lages. Outros estão chegando: Canoinhas, Rio do Sul, Imbituba, Navegantes, Balneário Camboriú. Hoje, Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com maior número de Observatórios Sociais.

Estamos todos numa grande rede nacional e, aqui no Estado, formamos a Sub-rede Catarinense de Observatórios Sociais. Entre os mandamentos que dão suporte estão garantir, em qualquer nível organizacional, a associação de pessoas idôneas, sem vinculação partidária ou subordinação a órgão observado, fundamentar o alicerce institucional a partir da mais ampla diversidade representativa, estimular o trabalho voluntário no controle social e pela cidadania fiscal. Também respeitar as diretrizes estabelecidas pelo Observatório Social do Brasil, primar pela sustentabilidade ética, garantir a adequação dos Estatutos Sociais ao do Observatório Social do Brasil, submeter-se ao Conselho de Ética instituído pelo Observatório Social do Brasil e primar pela qualidade da aplicação dos recursos públicos e estimular a cidadania fiscal, focado no interesse coletivo.

Também fazem parte dos mandamentos divulgar, pública e periodicamente, os relatórios de atividades e prestação de contas, e manter uma postura imparcial e impessoal, focada na avaliação construtiva de processos e resultados.

Continua depois da publicidade

Não deixe de participar. Se cada um de nós dedicar um pouquinho de tempo à nossa cidade, tudo pode ficar melhor.