Uma “avalanche” de lama invadiu uma rua no bairro Escola Agrícola, em Blumenau, e assustou os moradores. Imagens feitas no fim da manhã desta sexta-feira (3) (veja abaixo) mostram o barro tomando conta da estrada. O deslizamento foi registrado na Rua Netuno, uma transversal da Ursa Maior, e atingiu dezenas de casas. Não há registro de feridos.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Um morador relatou ao repórter Felipe Sales, da NSC TV, que estava em casa no momento em que vizinhos começaram a relatar em um grupo no WhatsApp que o desbarrancamento havia ganhado força. Ele disse que correu para o local e, ao chegar na Rua Netuno, se deparou com a lama descendo morro abaixo:
— Moro três casas para cima e quando cheguei ainda tinha descido pouca coisa [de lama]. Uns 10 minutos veio mais um pouco e de repente veio uma “avalanche”. Não tem muito o que fazer, né? Levei uma vizinha para minha casa para se acalmar um pouco, ela estava desesperada, assustada — descreve o morador, identificado como Fábio.
Deslizamento destrói casa em Blumenau e jovem casal escapa por pouco de tragédia
Continua depois da publicidade
Ainda no fim da manhã, a Defesa Civil chegou ao local para prestar auxílio aos moradores. Bombeiros e Polícia Militar também foram ao local ainda no começo da tarde. Imagens feitas pelo repórter cinematográfico Adriano da Nahaia mostram que mesmo minutos após o acidente, ainda havia muito barro descendo da região da Coripós.
Vale lembrar que essa localidade na Escola Agrícola foi uma das mais afetadas durante as chuvas de 2008 em Blumenau.
Conforme dados do AlertaBlu, das 13h de quinta-feira às 13h de sexta-feira choveu 101 milímetros na região da Rua Netuno. Isso equivale a mais de 100 litros de água por metro quadrado, quase dois terços do esperado para todo o mês de novembro.
Veja o vídeo
Veja fotos da “avalanche” de lama
Imagens feitas pelo repórter Felipe Salles, da NSC TV:
Continua depois da publicidade
Leia também
Blumenau prevê nova enchente nesta sexta-feira e ativa abrigo na Itoupava Norte