Uma “avalanche” de lama que invadiu sete casas em um terreno no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, gerou um impasse entre os moradores e a prefeitura. De um lado, as vítimas reclamam que já pediram pela limpeza da galeria que transbordou. De outro, o município sustenta que o descarte incorreto de lixo no local resultou no episódio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (11) na Rua Rosário, perto da Rua República Argentina. Com a chuva, a galeria sob o bueiro não suportou o volume de água, já que estava entupida por conta da sujeira. Houve uma “explosão” e a enxurrada atingiu os imóveis.
Rafael Eduardo Costa contou à NSC TV que ao perceber a chuva, sabendo do histórico do local — que sofre constantemente com o transbordamento — tentou limpar uma contenção que fez para evitar a invasão da água. Foi então surpreendido pela “avalanche”, que veio muito mais forte que o comum, descreve. O homem levou 17 pontos na perna depois de ser arremessado pela força da enxurrada.
— Foi tudo muito rápido, outras vezes já entrou água, porque é um problema de anos, mas nunca com essa intensidade. Sabemos que as pessoas jogam lixo e sofremos com quem não cuida — lamenta.
Continua depois da publicidade
Em cima do morro, corre um córrego, cuja tubulação estava entupida devido ao lixo e queda de vegetação. Osias Costa, pai de Rafael, diz que há quase três semanas pediu para a prefeitura fazer a limpeza e assim evitar o que houve, mas nenhuma medida foi tomada.
— Aí veio a chuva e explodiu a tubulação, jogando para as residências. Nós queremos uma solução nessa tubulação, que façam algo para que isso não aconteça mais — pede o aposentado.
Veja o momento da enxurrada
O que diz a prefeitura
Segundo a Secretaria de Obras, os “próprios moradores descartam lixo incorretamente no córrego”, o que gera o problema. A Secretaria de Manutenção estaria cuidando da situação no que é possível, mas os moradores precisam ajudar, inclusive removendo uma garagem que foi construída onde o córrego passa.
Leia mais
Golpista se passa por médico para tirar dinheiro da família de paciente hospitalizado em SC