Embalo pela sequência invicta contra a necessidade de vencer. Jogadores importantes que estão prestes a reaparecer na escalação ante um time sem desfalques. Avaí e Figueirense farão o último clássico do ano neste sábado, às 16h30min, na Ressacada, e encaram a semana de preparação com cenários diferentes. São ingredientes que viram argumentos para os torcedores que também vivem a expectativa de um jogo que vai além de confronto pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Confira a seguir os ingredientes azurras e alvinegros para a partida.

Últimos jogos

Avaí

Chega com muita confiança à semana de preparação por conta da série invicta. São nove jogos sem ser derrotado, sendo que ganhou três das quatro partidas do returno.

Continua depois da publicidade

Figueirense

Depois de evitar a pior sequência sem vitórias na temporada, ao bater o Boa Esporte, empatou em casa com o Brasil-RS. Nos quatro jogos do returno, somou cinco pontos.

Momento

Avaí

Está no melhor instante do ano, com a equipe embalada pela maior sequência de invencibilidade de toda a temporada. Porém, a produção ofensiva da equipe diminuiu nos últimos jogos.

Figueirense

Já viveu momento melhor neste ano e busca novo encaixe com os contratados recentemente e os que voltam a ficar disponíveis. Vaiado ao final do último jogo, a pressão da torcida se estende ao técnico Milton Cruz.

Continua depois da publicidade

Mando de campo

Avaí

Nos últimos jogos a equipe conseguiu retomar a força como mandante, um problema que vinha desde o começo da temporada, com vitórias nas duas partidas passadas na Ressacada. O aproveitamento em casa chegou a ser um dos piores da Série B e agora passa dos 50%.

Figueirense

É um alento que o time alvinegro leva para o clássico. Afinal de contas, dos 34 pontos que soma na Série B, 19 foram adquiridos fora de casa. Tem apenas duas derrotas como visitante e o último triunfo também foi longe do Orlando Scarpelli, o 2 a 0 sobre o Boa Esporte.

Jogadores à disposição

Avaí

A expectativa é que o técnico Geninho não tenha baixas significativas por lesão. Não há atletas suspensos para o clássico. Ainda, o treinador deve contar com Marquinhos. Ele ficou de fora da vitória sobre o São Bento por causa de pancada no quadril e deve reunir condições de atuar no último clássico da carreira.

Continua depois da publicidade

Figueirense

Zagueiro que mais atuou na temporada, Nogueira é baixa por suspensão. O técnico Milton Cruz, porém, deve ter jogadores importantes disponíveis. O volante Betinho retornou após 17 rodadas de ausência, o meia Marco Antônio voltou a atuar e André Santos demonstra ser alternativa. Além de Jorge Henrique, liberado pelo DM na última segunda-feira.

Retrospecto

Avaí

Nos últimos 10 clássicos disputados na Ressacada, a equipe perdeu dois. A última derrota na casa azul e branca foi há cinco anos, a goleada por 4 a 0 na Série B de 2013. O triunfo azurra mais recente foi 1 a 0 no Catarinense de 2016.

Figueirense

É alvinegra a vantagem nos quase 100 anos de duelos entre os times. O Figueira venceu 152 e empatou 144 dos 442 jogos entre os clubes. No entanto, o último triunfo foi em 2016, no Scarpelli. Ficou na igualdade nos últimos dois jogos na Ressacada.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela da Série B do Brasileiro 2018