O momento que o Avaí vive na temporada não é dos melhores. Para piorar os números, o time do Sul da Ilha chegou há oito jogos sem vencer dentro de casa, o que é uma marca histórica da Ressacada. Até então, o máximo de jogos sem vitória dentro de seus domínios era seis, em cinco oportunidades. Neste domingo, a equipe tem a possibilidade de quebrar esta marca no confronto contra o Botafogo, às 16h, na sequência da Série A do Brasileiro.

Continua depois da publicidade

– Não são os mesmos jogadores, anos passados. O que tenho de motivacional para passar é o que eles (jogadores) vêm trabalhando. Necessitamos da vitória, teremos o torcedor, um horário bom para o jogo, esperamos a torcida. Vamos muito fortes para vencer esse jogo em casa, independente se estamos com muitos jogos sem vencer em casa. Vamos para buscar os três pontos, que é o que nos interessa – comentou o técnico Alberto Valentim, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira.

O Avaí já passou por alguns momentos ruins como mandante. Mas nesta temporada já é uma marca histórica. O Avaí está há oito jogos sem fazer uma vitória dentro de casa. São seis empates e duas derrotas. Isso nunca aconteceu desde a inauguração da Ressacada, em 15 de novembro de 1983. A última vitória em seus domínios, foi na 16ª rodada do Campeonato Catarinense, no dia 30 de março, quando derrotou o Tubarão por 2 a 0 com gols de Getúlio e João Paulo. No domingo, o Avaí completa 127 dias sem vencer em seu estádio.

Este ano, a Ressacada completará 36 anos de história e durante este período o máximo que o Avaí ficou sem vencer foram seis jogos. Esta marca aconteceu em cinco oportunidades. A primeira foi na virada de 1991 para 1992, envolvendo um jogo do Campeonato Catarinense e cinco da Copa Santa Catarina. Foram três empates e três derrotas.

Somente em 2000 é que voltou a ter esta marca com seis empates seguidos na Copa João Havelange. Em 2011, pela Série A, o Avaí também ficou seis jogos sem ganhar dentro de casa, com dois empates e quatro derrotas. Em 2017, também pela Série A, o Leão da Ilha ficou seus jogos sem vencer na Ressacada com três empates e três derrotas. A última vez que o Leão ficou tanto tempo sem ganhar em seu estádio foi na temporada passada em jogos do Estadual, Copa do Brasil e Série B. Nos seis jogos, o time obteve cinco empates e uma derrota.

Continua depois da publicidade

Apesar deste jejum dentro de casa, na temporada a campanha não é ruim na Ressacada. Foram 18 jogos, como oito vitórias, oito empates e duas derrotas tendo um aproveitamento de 59,2%. O Leão perdeu em casa para o Vasco, 1 a 0 pela Copa do Brasil, e para o Ceará, 2 a 1 pela Série A do Brasileiro.

Piores sequências do Avaí na Ressacada

1991/1992 – 6J/3E/3D – Estadual e Copa Santa Catarina

2000 – 6J/6E – Copa João Havelange

2011 – 6J/2E/4D – Série A do Brasileiro

2017 – 6J/3E/3D – Série A do Brasileiro

2018 – 6J/5E/1D – Estadual/Copa do Brasil/Série do Brasileiro

2019 – 8J/2E/4D – Estadual e Série do Brasileiro