Tarefa cumprida, missão completada. O Avaí está garantido na liderança do Campeonato Catarinense 2019. nesta quarta-feira, fez vale o status de melhor ataque para vencer o Brusque por 4 a 0. A goleada combinada com o empate entre Figueirense e Chapecoense, o Leão fecha a primeira fase na liderança do com uma rodada de antecedência. A derrota no Augusto Bauer, em Brusque, faz com que o time da casa abandone as esperanças de estar nas semifinais do estadual.

Continua depois da publicidade

Na 18ª e derradeira rodada do Catarinense 2019, o Leão enfrenta a Chape às 16h de domingo na Arena Condá, sem pretensões com a tábua de classificação. O Brusque só não cumpre tabela porque vai enfrentar o Metropolitano que tenta a permanência na elite na rodada final. A partida também está marcada para as 16h de domingo, no Estádio do Sesi.

O jogo

Era um Avaí com sete alterações na escalação, mas não foi muito diferente dos jogos anteriores. Passou os primeiros minutos estudando o time da casa e sem dar condição para que o adversário perigo. Não houve uma só finalização ao gol quando Jonathan, lesionado, deu lugar a Francisco Maranhão na representação brusquense, aos 20. Quatro minutos depois, Luan Pereira perdeu a bola no meio para Karl e gerou o contra-ataque que terminou com o chute cruzado de Isac para fora. O Brusque perdeu uma chance clara e rara. Pouco depois, o Leão abriu o placar.

Batida falta lateral para o meio da área, houve desvio antes do arremate de Brizuela. No meio da trajetória da bola ao gol, Daniel Amorim escorou para as redes. Os jogadores da equipe mandante reclamaram muito, alegando impedimento do centroavante azurra. Foram cinco minutos sem bola rolando por conta da acalorada discussão. Porém, o gol foi acertadamente validado, mas para Brizuela. Melhor na partida, o Avaí desperdiçou as oportunidades que teve de ampliar. Luan Pereira errou os dois contragolpes que passaram pelos seus pés. Não fizeram falta.

Continua depois da publicidade

O Brusque bem que tentou a reação desde o começo do segundo tempo. Porém, não conseguia causar dano. Tampouco o Avaí, que insistia em não conseguir encaixar as escapadas em velocidade para tentar ampliar o marcador no Augusto Bauer. De relevante nos primeiros 20 minutos foi que os pendurados Daniel Amorim, Iury, Julinho e Luan Pereira, do Leão, tinham recebido o terceiro cartão amarelo e voltariam “limpos” para as semifinais do Catarinense 2019 — ainda ficaria na mesma condição até o final da partida o zagueiro Betão.

Se não ia com bola rolando, os azurras conseguiram aumentar a vantagem na bola parada. Em cobrança de falta frontal, Julinho mandou no ângulo, sem alcance de Paulo Sérgio, e anotou o segundo tento no jogo. A vitória azurra praticamente foi assegurada aos 33, com a expulsão de Everton Dias. Com um a menos, ficou difícil para o Brusque superar o primeiro colocado do Campeonato Catarinense. Fácil para o Leão ampliar e golear. Aos 41, Getúlio aumentou aproveitando bobeira da zaga, e nos acréscimo Daniel Amorim aproveitou a única chance real que teve.

FICHA TÉCNICA – Brusque 0 x 4 Avaí

BRUSQUE

Paulo Sérgio; Zé Matheus, Cleyton, Alex Santos e Aírton; Karl (Vicente), Everton Dias e Clebinho; Jefferson Renan (Luiz Beltrame), Jonathan (Francisco Maranhão) e Hélio Paraíba. Técnico: Marcelo Caranhato.

AVAÍ

Lucas Frigeri; Iury, Ricardo, Betão e Igor Fernandes; Jonny Mosquera, Matheus Barbosa e Luan Pereira (Pedro Castro); Brizuela (Gabriel Lima), Daniel Amorim e Julinho (Getúlio). Técnico: Geninho.

Continua depois da publicidade

GOLS: Brizuela, aos 30 do primeiro tempo, Julinho, aos 23 do segundo tempo, Getúlio, aos 41 do segundo tempo , e Daniel Amorim, aos 46 do segundo tempo (A).

CARTÕES AMARELOS: Cleyton, Everton Dias e Karl (B). Betão, Daniel Amorim, Iury, Julinho e Luan Pereira (A).

EXPULSÃO: Everton Dias (B).

ARBITRAGEM: Diego da Costa Cidral, auxiliado por Diogo Berndt e Antônio Lourival da Luz.

BORDERÔ: não informado.

LOCAL: Augusto Bauer, em Brusque.