A rivalidade entre Avaí e Figueirense esquenta mesmo no período sem bola rolando. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de Clubes 2019 em que o Leão aparece à frente do Alvinegro. No último levantamento, de dezembro do ano passado, as posições se invertiam.

Continua depois da publicidade

A vantagem azurra neste momento se dá pelo acesso à elite, conquistado com a terceira colocação na Série B do Brasileiro deste ano. Em 2018, o Avaí foi rebaixado e aparecia na 23ª colocação. Agora, o clube é o 21º. O Figueirense, que pela segunda temporada consecutiva luta para não cair de divisão, foi do 19º lugar para o 23º.

A situação da Chapecoense ganhou quatro posições em relação a 2018. Livre do rebaixamento neste ano com a vitória sobre o São Paulo por 1 a 0, na última rodada da Série A, o clube é o mais bem colocado de Santa Catarina. Agora, o Verdão aparece no top 10 do Brasil, justamente no 10º lugar.

O Ranking Nacional de Clubes 2019 ainda traz o Criciúma na 29ª posição, assim como o ano passado. Por outro lado, o Joinville, rebaixado à Série D, é o 39º lugar, caindo nove degraus. Inter de Lages (84º), Brusque (86º), Metropolitano (113º) e Tubarão (127º), completam a relação dos catarinenses que aparecem no levantamento da CBF.

A evolução dos times de SC no Ranking de Clubes
A evolução dos times de SC no Ranking de Clubes (Foto: Arte DC / Arte DC)

Continua depois da publicidade