Pequenos detalhes separam Cleber Santana e Renato Santos do Flamengo. O acordo entre o clube carioca e o Avaí deve sair nesta terça-feira e selar a transferência de dois dos principais nomes do Leão na temporada. Em contrapartida, o Flamengo cederá três jogadores ao time catarinense por empréstimo até o final do ano: o zagueiro Thiago Medeiros e os atacantes Hernane e Negueba.
Continua depois da publicidade
– Está praticamente certo, faltam apenas os últimos acertos para assinar o contrato – afirmou Eduardo Uram, empresário de Renato Santos.
Com a confirmação da venda do camisa 10 e do zagueiro, a diretoria do Avaí dá sinas de que o acesso para a Série A não é mais prioridade. Com oito gols na Série B – 14 no ano – Cleber é o jogador mais decisivo da equipe e referência do elenco e desde que foi contratado, ficou fora apenas uma partida, contra o São Caetano, por suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Renato Santos, que ao lado de Leandro Silva formava uma das zagas mais seguras da competição, se destacou pela sequência de 34 jogos consecutivos sem receber cartão amarelo, algo raro na posição.
Com 37 pontos, nove a menos que o São Caetano, último integrante do G-4, o Avaí é o nono colocado e passa longe de ser um time regular na competição. Nos jogos contra adversários diretos pelo acesso, o time tem um aproveitamento de apenas 19,4% dos pontos, o mais baixo entre os 10 primeiros colocados. Além disso, a equipe vem sofrendo com a má fase dos atacantes, que não balançam as redes há mais de cinco rodadas. Assim, Cleber vinha acumulando funções, tendo que criar as jogadas e botar a bola para o fundo do gol. A missão de Renato era outra, evitar que os adversários marcassem. Sem os dois, o desempenho do time deve ser bastante prejudicado na reta final da Série B. Os números estão aí para mostrar isso.
Continua depois da publicidade
Os três jogadores rubro-negros não titulares do time que em 25 jogos venceu apenas sete, somou 28 pontos e amarga a 16ª colocação, a primeira acima da zona de rebaixamento para a Série B.
OS AVAIANOS
Cleber Santana
40 jogos (20 vitórias, 7 empates e 13 derrotas)
14 gols
Renato Santos
36 jogos (19 vitórias, 5 empates e 12 derrotas)
2 gols
OS RUBRO-NEGROS
Negueba
28 jogos (11 vitórias, 7 empates e 10 derrotas)
2 gols
Thiago Medeiros
2 jogos (1 vitória e 1 derrota)
Hernane
7 jogos (3 vitórias e 4 derrotas)
2 gols