Falta de experiência no campeonato refletida na classificação. O Avaí que soma dois pontos nos quatro jogos iniciais tem um elenco em que mais da metade disputa a Série A do Brasileirão pela primeira vez na carreira. Em uma competição dura, conhecer a competição faz diferença, Os resultados têm demonstrado isso. O técnico Geninho também percebeu.
Continua depois da publicidade
– Alguns jogadores estão sentindo a responsabilidade da Série A, não estão produzindo o que vinham. Vamos bem até o segundo terço e no terceiro estamos com dificuldade, criamos sem definir – constatou o treinador, preocupado com o volume ofensivo do time.
Pudera, apenas quatro jogadores do elenco disputaram mais de 50 partidas. Dois são zagueiros, um está lesionado e outro jogou na elite no começo da atual década. Em recuperação de lesão, o meia Douglas é o que tem maior experiência na competição, com mais de 250 jogos na elite. Depois estão os defensores Betão e Marquinhos Silva, com mais de uma centena de partidas cada. O atacante que já jogou o Brasileirão é Jones Carioca, mas foi entre 2013 e 2010, por Náutico, Bahia e Goiás.
Há jogadores que aprenderam a disputar a Série A no próprio Avaí. O polivalente Lourenço e o meia-atacante Luan estão entre eles. Cria do clube e com 21 anos, Lourenço disputou 10 partidas na ocasião anterior em que o Leão esteve na elite, em 2017. Assim como Luan Pereira, com 19 jogos na elite na mesma temporada. O volante Pedro Castro tinha alguns jogos no currículo quando pelo Santos, mas foi com a camisa azurra, também em 2017, que disputou para valer um Brasileirão.
Em 2017, o Avaí sofreu nas primeiras rodadas com a falta de experiência. Foi só na 10a rodada que a equipe engrenou e passou a disputar de igual para igual. O começo fui foi determinante para o rebaixamento. O mesmo fantasma volta a rondar a Ressacada.
Continua depois da publicidade
Elenco Avaí
13 jogaram a Série A
Vladmir (goleiro), Glédson (goleiro), Igor Fernandes (lateral) Julinho (lateral), Betão (zagueiro), Marquinhos Silva (zagueiro), Pedro Castro (volante), Luan Pereira (meia), Douglas (meia), Gegê (meia), André Moritz (meia), Jones Carioca (atacante) e Lourenço (atacante)
14 debutantes
Lucas Frigeri (goleiro), Paulinho (lateral), Iury (lateral), Eduardo Kunde (zagueiro), Ricardo (zagueiro), Mosquera (volante), Luanderson (volante), Matheus Barbosa (volante), João Paulo (meia), Brizuela (atacante), Gabriel Lima (atacante) Getúlio (atacante), Daniel Amorim (atacante) e Caio (atacante).