O Avaí reage no Brasileirão 2019. Contabilizados apenas os jogos realizados após a Copa América 2019, sediada no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho, o Leão tem desempenho para estar fora do Z4 da Série A. Na classificação que considera as últimas 11 rodadas, a equipe azurra é 15ª colocada. Justamente quando passou a ser comandada pelo comando do técnico Alberto Valentim.

Continua depois da publicidade

O treinador assumiu o cargo após a saída de Geninho, que encerrou a passagem pelo Avaí depois do título do Catarinense 2019 e nove partidas do Campeonato Brasileiro – com 14,8% de aproveitamento. Com Valentim na área técnica, o Leão somou 36,4% dos pontos em disputa.

Foi dos quatro pontos acumulados para os atuais 16. O aproveitamento do Avaí sob o comando de Alberto Valentim, de 36,4%, deixaria o Leão hoje entre o Fortaleza e o CSA, 15º e 16º colocados, respectivamente. Portanto, fora do Z4.

Mais da metade destes pontos foram conquistados nas últimas quatro rodadas. Dos 12 disputados, o Leão somou nove na virada do turno para o segundo turno. Ganhou do Fluminense e do Athletico-PR fora de casa, perdeu para o Flamengo em jogo como mandante disputado em Brasília, e venceu a primeira na Ressacada no Brasileirão 2019: 1 a 0 sobre o Atlético-MG, na última segunda-feira, quando fechou a primeira rodada do returno.

Para se ter uma noção do quão valorosa é a reação, o Avaí tem a oitava melhor campanha se considerados apenas os últimos seis jogos da Série A 2019. Neste mesmo recorte de rodadas, está atrás de quatro times do G6 do Brasileirão 2019 e com um ponto a menos que o CSA, adversário direto contra o rebaixamento e que também experimenta arrancada neste momento da competição.

Continua depois da publicidade

A próxima partida do Avaí no Brasileirão será contra o Grêmio, às 20h de quinta-feira, em Porto Alegre. A equipe do técnico Renato Gaúcho tem a terceira melhor campanha nos últimos seis jogos do Brasileirão 2019, com 14 pontos somados, atrás de Flamengo (18) e Internacional (15). Os gremistas perderam apenas um jogo após a Copa América 2019, justamente para o líder Fla.

Avaí após Copa América 2019

12 pontos em 11 jogos (36,4% de aproveitamento)

3 vitórias, 3 empates e cinco derrotas

> Mesmo desempenho de Fortaleza, Ceará e Botafogo, que ficam em vantagem nos critérios de desempate.

> Na frente de Atlético-MG (11 pontos), Fluminense (10), Cruzeiro (10), Goiás (9) e Chapecoense (6).

​Leia mais notícias e opiniões sobre o Avaí no NSC Total.