Rio de Janeiro, segunda-feira. O Avaí precisava desesperadamente de um triunfo no Brasileirão e conseguiu de forma surpreendente. O panorama de dois anos atrás a equipe espera repetir às 20h diante do Fluminense. Naquela ocasião, o Leão da Ilha tinha necessidade extrema da vitória diante do Botafogo e conseguiu a vitória que renovou o ânimo do time na Série A.
Continua depois da publicidade
Acompanhe Fluminense x Avaí em tempo real
Desta vez o confronto é no Maracanã. Aquela, no Engenhão, o então técnico Claudinei Oliveira estava à perigo no cargo. Com dois gols do camaronês Joel, o Avaí conseguiu vencer por 2 a 0 e respirar na tabela da Série A de 2017. O mesmo feito busca o Leão de 2019, que tenta acabar com a perseguição que persiste desde o começo deste Brasileirão: vencer.
– Uma vitória nos dá confiança, tranquilidade, ânimo novo. O que sempre falo na parte motivacional, é o quanto eles (atletas) estão se entregando nos jogos, procurando fazer – dimensiona o técnico Alberto Valentim.
Daquela partida há dois anos, o único jogador que vai estar em campo nesta segunda-feira será o volante Pedro Castro. Poderia haver um segundo. No entanto, o zagueiro Betão fica de fora por suspensão. Ele foi expulso na partida passada, o empate em casa em 1 a 1 com o Corinthians. Sem o capitão e também Eduardo Kunde, em recuperação de lesão, o técnico Alberto Valentim não deve fugir da dupla de zaga com Marquinhos Silva e Ricardo.
Continua depois da publicidade
Os últimos treinamentos antes da partida foram fechados. O treinador não deu pistas sobre a formação e tende a repetir a escalação da partida anterior. É mais provável alterar o meio de campo em prol de melhor armação de jogadas que trocar o comando de ataque. Brenner deve seguir como homem mais avançado.
O Fluminense vai entrar em campo em débito com o torcedor e em busca de afirmação de nova identidade. Na última quinta-feira, diante de quase 60 mil torcedores no mesmo Maracanã o Flu foi eliminado pelo Corinthians da Copa Sul-Americana e precisa entregar uma vitória para readquirir a confiança com os tricolores das arquibancadas. Ainda, o time tenta se adaptar ao estilo do novo técnico, Oswaldo de Oliveira, que é bem diferente do antecessor.
– O time ainda com DNA do Fernando Diniz. É um time que sabe jogar, e temos de marcar forte, aproveitar as chances porque é um adversário que às vezes te dá condição de chegar com perigo no último terço – crê Valentim.
FICHA TÉCNICA – Fluminense x Avaí
FLUMINENSE
Muriel; Igor Julãi, Nno, Digão e Caio Henrique; Allan, Daniel, Ganso e Nenê; Marcos Paulo e Yony González. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Continua depois da publicidade
Vladimir; Léo, Ricardo, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo; Caio Paulista, Lourenço e Brenner. Técnico: Alberto Valentim.
ARBITRAGEM: Raphael Claus, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro, com Luiz Flavio de Oliveira no VAR (quadro de SP)
DATA E HORA: às 20h desta segunda-feira.
LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro.