Com um jogador a menos durante todo o segundo tempo o Avaí fez um partida perfeita no sistema defensivo e segurou o América-MG em Belo Horizonte. O empate em zero a zero manteve o Leão na parte de cima da tabala e de olho do G 4, por outro lado também deixou o adversário mais distante da disputa por um lugar na Série A de 2014.

Continua depois da publicidade

A partida só não foi melhor para o Leão porque logo aos 4 minutos da partida Cleber Santana se machucou e deixou o gramado. Luciano, que entrou no seu lugar, foi expulso aos 37 minutos e obrigou o Avaí a se fechar na defesa. Nos contra-ataques, o Leão ainda assuntou o América -MG. No fim, o empate teve gosto de vitória.

Substituições e expulsão

Logo no início da partida Cleber Santana completou com um chute de perna esquerda o cruzamento rasteiro de Marquinhos. A bola foi pela linha de fundo e dois minuto depois Cleber Santana foi para o banco de reservas. O jogador sentiu o músculo adutor da coxa e foi substituído por Luciano. Mas a sina do Leão continuaria.

Durante todo o primeiro tempo, o Avaí conseguiu anular bem as jogadas ofensivas do América e ainda criou boas oportunidades. Logo aos oito minutos, Luciano teria aberto o placar, mas no passe anterior da jogada, Márcio Diogo recebeu em impedimento em lance muito difícil para a arbitragem. A partida seguiu equilibrada com muito toque de bola no meio-campo para os dois times. Marquinhos ainda teve uma chance de falta, mas acertou a barreira.

Continua depois da publicidade

> Veja como foi o minuto a minuto da partida

A partir do 30 minutos, o América – MG começou a jogar melhor e criar mais chances ofensivas. Willians e Wéverton chegaram com velocidade no ataque e assustaram a defesa do Avaí. Em seguida, Bady quase acertou uma bela cobrança de falta do cantinho esquerdo do goleiro Diego, mas para sorte do Leão a bola saiu bela linha de fundo.

Aos 37 minutos, Luciano, que havia entrado no lugar de Cleber Santana foi expulso. O jogador do Avaí deu um carrinho por trás em Leandro Ferreira, que não foi atingido, mas caiu no gramado. Luciano recebeu amarelo pelo lance e reclamou muito. Bateu com as mãos no gramado e proferiu palavrões ao árbitro. Resultado: recebeu o vermelho.

Mesmo com um a menos, Márcio Diogo quase abriu o placar em um contra-ataque, mas o goleiro Matheus salvou o América-MG

Segura a pressão

Para o segundo tempo Hemerson Maria trocou o atacante de área Beto pelo velocista Tauã. A intenção era dar velocidade aos contra-ataques já que o time avaiano deveria jogar fechado na defesa com um jogador a menos. E foi o que aconteceu, o América – MG foi para cima do Avaí e tentava com toque de bola desmontar a organização da marcação avaiana.

Continua depois da publicidade

Aos 21 minutos, Carlos Renato teve a melhor chance para abrir o placar para o América, mas o goleiro Diego saiu bem e salvou o Leão. O Avaí seguia se superando na defesa e buscando inspiração nos contra-ataques.

Marquinhos quase marcou um gol épico ao chutar do meio-campo e tentar encobrir o goleiro Matheus. Mas o arqueiro se recuperou a tempo e afastou a bola para escanteio. Depois foi a vez de Tauã puxar um contra-ataque para outra boa defesa do goleiro do América. Preocupado em se proteger ainda mais, Hemerson Maria tirou Márcio Diogo e colou mais um zagueiro. Depois disso o Avaí só se defendeu.

O América chegou com Fábio Jr, Diego defendeu. Chegou com Leandro Silva, outra boa defesa do goleiro avaiano. Bruno Maia, Alex Lima e Juliano mantinham a atenção e fechavam a área do Avaí. Mas a marcação começa desde meio-campo com todos ajudando, só Tauã estava livre para puxar o contra-ataque. No fim Ricardinho quase acertou um belo chute que poderia ter dado a vitória para o Avaí.

Ficha técnica

AMÉRICA MG (0)

Matheus; Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo, Danilo (Fábio Júnior); Andrei Girotto, Leandro Ferreira, Bady , Willians; Wéverton ( Carlos Renato), Alessandro (Nikão)Técnico: Silas

Continua depois da publicidade

Avaí

Diego; Ricardinho, Alex Lima, Bruno Maia, Heracles, Eduardo Costa; Anderson Uchoa, Cleber Santana (Luciano), Marquinhos; Márcio Diogo (Juliano), Beto (Tauã)

Técnico: Hemerson Maria

Cartões Amarelos: Anderson Uchoa (AV), Luciano (AV), Vitor Hugo (AM), Cleber Santana (A)

Cartões Vermelhos: Luciano (AV)

Arbitragem: Antônio de Carvalho Schneider, auxiliado por João Luiz Coelho de Albuquerque e Diogo Carvalho Silva

Local: Estádio Indepêndencia, em Belo Horizonte