O coração do torcedor avaiano será, mais uma vez, colocado à prova nesta sexta-feira (28). Em busca do quarto acesso consecutivo para a elite do futebol nacional, o Avaí enfrenta o América Mineiro, que luta pelo título da Série B. As histórias do sucesso recente do Leão alimentam a esperança da nação azurra para a decisão na Arena Independência.

Continua depois da publicidade

> Avaí tem retorno de Valdivia para decisão contra o América Mineiro na Série B

Primeiro, vamos aos números. A chance do Avaí subir é de 10,7%. A projeção é do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesa nas contas a necessidade de torcer contra dois times. Será preciso que o Juventude perca do Guarani em Campinas. E mais: o CSA não pode vencer o Náutico em Recife. Mas conhecemos essa história de dois resultados paralelos…

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

O dia era 29 de novembro de 2014. O Leão encarava o Vasco na Ressacada, mas precisava secar Atlético Goianiense e Boa Esporte. E que secada! Goianos e mineiros iniciaram seus jogos vencendo, mas, em alguns minutos, tudo mudou. Virada do Santa Cruz pra cima do Atlético. Virada do Icasa-CE pra cima do Boa. Gol de Marquinhos no Sul da Ilha. Série A.

Continua depois da publicidade

O inacreditável acesso de 2014 desencadeou uma sequência de sobe e desce do Avaí. Os insucessos dos anos ímpares, na Série A, vieram acompanhados de campanhas sólidas na segundona, nos anos pares. Acessos conquistados com Geninho no comando técnico em 2014, Claudinei Oliveira em 2016, Geninho em 2018 e… Claudinei Oliveira em 2020?

> Jô celebra chegada ao profissional do Avaí e projeta decisão contra o América-MG

Aliás, o time atual está repleto de profissionais que conhecem do assunto “subir com o Avaí”. Na gerência de futebol está Marquinhos, presente em campo nos três acessos mais recentes do Leão, e também no primeiro do clube, em 2008. O cargo de técnico, ocupado novamente por Claudinei Oliveira, já foi de Geninho durante a atual edição da Série B.

> Roberto Alves: Vitória no apagar das luzes mantém esperança do Avaí

No campo, o atacante Rômulo busca o quarto acesso consecutivo com o Leão. O jogador formado na base azurra esteve nas conquistas de 2014, 16 e 18. Outros três atletas que devem ser titulares contra o América Mineiro têm dois acessos cada. Os zagueiros Betão e Alemão e o atacante Renato estavam no elenco nas últimas duas vezes que o Avaí subiu.

Atacante Rômulo celebra o acesso do Avaí em 2016
Atacante Rômulo celebra o acesso do Avaí em 2016 (Foto: Jamira Furlani / Avaí FC)

Também com dois acessos pelo clube, desta vez o lateral-esquerdo Capa não estará em campo. Ele se recupera de cirurgia no joelho e fica apenas na torcida. O elenco azurra tem ainda os meias Pedro Castro e Bruno Silva, o lateral-direito Iury, o zagueiro Airton e o atacante Rodrigão, que subiram uma vez cada com o Leão da Ilha.

Continua depois da publicidade

> STJD recebe pedido do Avaí para anulação do jogo contra o CSA

Se a união destes elementos irá culminar em um novo acesso do Avaí para a Série A, somente os resultados da 38ª rodada poderão dizer. A bola rola para América Mineiro x Avaí, Guarani x Juventude e Náutico x CSA às 21h30 desta sexta-feira (29). Prepare o seu coração, torcedor, e não esqueça do “radinho”! Chegou a hora de mais um dia daqueles.

Betão, zagueiro e capitão do Avaí, no Estádio da Ressacada, em 2018
Betão entrando em campo no jogo do acesso do Avaí em 2018 contra a Ponte Preta (Foto: Frederico Tadeu / Avaí)

Cenário atual

– Juventude – 4º – 58 pontos
– CSA – 5º – 57 pontos
– Avaí – 6º – 55 pontos 

Acesso do Leão se confirma em caso de vitória sobre o América Mineiro, combinada com derrota do Juventude e no máximo empate do CSA em seus compromissos.

Acessos do Avaí

2008 – 3º – 67 pontos
2014 – 4º – 62 pontos
2016 – 2º – 66 pontos
2018 – 3º – 61 pontos

Continua depois da publicidade

Leia também

> Faraco: Esse Avaí fax côza” – Leão se mantém vivo com gol no final

> Figueirense é rebaixado à Série C com triunfo do Vitória sobre Botafogo-SP

> Chapecoense perde do Operário-PR e cede a liderança da Série B na penúltima rodada