É impossível que a matemática não esteja na ponta do lápis de cada time de futebol. O Campeonato Brasileiro, seja em qualquer divisão, com pontos corridos gera inúmeros cálculos. Quantos pontos para não cair, para entrar na zona da Libertadores ou de acesso, o número certo de vitórias dentro e fora de casa para alcançar as metas.

Continua depois da publicidade

Quem já está com a calculadora na mão é o Avaí, que tem pior campanha dos clubes catarinenses na Série B. Com sete pontos em seis jogos, o time está na 13ª posição na tabela e vem de três derrotas seguidas, sequência que derrubou o técnico Ricardinho. Se o primeiro passo para alcançar objetivos é traçá-los, Marquinhos dá o caminho.

– Hoje a gente tem que mirar o quarto colocado, estamos a cinco pontos. Temos que pensar jogo a jogo. A projeção para o término do primeiro turno é estar entre 35 e 37 pontos, para, no segundo turno, brigarmos diretamente pelas posições lá na frente.

O grande responsável pela mudança será o novo técnico, Hemerson Maria. O treinador começou os seus trabalhos no início da pausa para a Copa das Confederações, e também vive seus problemas com os números. Mas os cálculos dele envolvem o tempo, mais precisamente os dez dias que ainda tem para mexer no time.

É claro que poderia ser pior. A Série B poderia estar em andamento, e as mudanças na equipe aconteceriam em meio às partidas. Mas a folga veio, e Marquinhos agradeceu o tempo que o time tem para treinar.

Continua depois da publicidade

– Para a gente, essa parada foi magnífica, para podermos ajustar. É claro que não queríamos que trocasse o treinador, mas a diretoria fez isso no tempo certo, agiu rápido para dar ao Hemerson Maria tempo para trabalhar. E esse tempo vai ser importante – comentou o capitão azurra, que já havia elogiado o treinador e falou sobre as atividades realizadas no Leão.

– Os trabalhos estão sendo bons, até pra ele (Hemerson Maria) ter uma visão do plantel e conseguir montar a equipe que ele deseja, fortalecendo alguns setores , entrosando um pouco mais, e acertando o que tem que acertar.

Agora resta ao Avaí esperar. Com os cálculos feitos, o trabalho em busca do acesso começa na próxima semana. No sábado, dia seis de julho, o Avaí busca mais três pontos contra o São Caetano fora de casa, partida que será disputada em São Bernardo do Campo.