Na base da raça e da vontade, o Avaí conquistou o primeiro ponto no seu retorno à elite do futebol brasileiro. Na noite desta quarta-feira (1º), o Leão perdia para o Grêmio até os 38 minutos do segundo tempo, mas chegou ao empate, por 1 a 1, e evitou mais uma derrota. O confronto pela segunda rodada marcou a estreia azurra como mandante na Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de não ter vencido, a equipe conseguiu deixar uma boa impressão, principalmente no segundo tempo e, assim, ganha moral para a sequência.

Continua depois da publicidade

Com um ponto, o Avaí aparece nas colocações intermediárias, mas reage após estrear com derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG. No domingo, o Leão volta a campo contra o Bahia, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O Grêmio não conseguiu se recuperar do revés por 2 a 1 na estreia para o Santos, mas também somou o primeiro ponto na Série A. O Tricolor busca, agora, vencer em casa na terceira rodada. Também no domingo, às 19h, os gaúchos recebem o Fluminense.

Apostando no esquema com três zagueiros, o Avaí foi a campo com Eduardo Kunde no lugar do volante Mosquera. Formado na base azurra, o jovem formou a trinca defensiva ao lado dos experientes Betão e Marquinhos Silva. Outras trocas em relação à estreia contra o Atlético-MG foram as entradas do lateral-direito Alex Silva e do atacante Brizuela.

Deixando a bola com o Grêmio, o Leão encaixou a marcação e criou a primeira chance aos sete minutos. João Paulo cobrou falta pela direita de ataque, e Marquinhos Silva testou pela linha de fundo. Em seguida foi a vez de Paulinho levantar, mas Getúlio desviou fraco para defesa do goleiro Paulo Victor.

Continua depois da publicidade

O Avaí manteve a proposta de jogar sem a bola, deixando-a com o Grêmio e fechando espaços para tentar, através do contra-ataque com os jogadores de frente, ameaçar os visitantes. Com dificuldade, o Tricolor chegava do jeito que dava ao ataque. Aos 22, Juninho Capixaba, em um cruzamento que virou chute, isolou pela linha de fundo azurra.

Aos 31, Felipe Vizeu tentou o arremate da entrada da área, mas foi travado por lateral Paulinho. Três minutos depois foi a vez de Kunde chegar antes de Tardelli e impedir o atacante de mandar para a rede. Mas aos 44 a zaga vacilou. Após escanteio de Montoya, Rômulo subiu sozinho e cabeceou para fazer 1 a 0.

Com André Moritz no lugar de Matheus Barbosa na volta do intervalo, o ganhou mobilidade no meio de campo e, diferente do primeiro tempo, buscou ficar com a bola para criar as jogadas ofensivas. O Grêmio se postou mais atrás e deu ao time da casa oportunidades apenas em jogada de bola parada.

Aos nove minutos, Moritz bateu escanteio com efeito, mas Paulo Victor tirou de soco. Aos 17, João Paulo fez o levantamento para o meio da área, Marquinhos Silva ganhou de cabeça, pelo alto, mas mandou pela linha de fundo. Em outra chance, aos 21, Alex Silva chutou de longe e o goleiro gremista fez a defesa.

Continua depois da publicidade

Renato Gaúcho mexeu no Grêmio colocando Everton e Thaciano nos lugares de Vizeu e Luan, respectivamente. Aos 23 o time chegou em condições de ampliar. Everton chutou rasteiro, cruzado, a bola passou por Vladimir, mas Juninho Capixaba não alcançou. Geninho gastou as últimas duas trocas no Avaí com as entradas de Luan Pereira e Jones Carioca.

Na base do tudo ou nada, o Leão foi para o abafa. Aos 35, Getúlio cabeceou cima de Paulo Victor. Aos 39 saiu o empate. Betão deu um carrinho para evitar a saída pela lateral, aplicou caneta em Everton e deixou com João Paulo. O meia cruzou, e Michel cabeceou contra o gol. Os azurras, aos 44, tiveram com Moritz a oportunidade da virada, mas a cobrança de falta ficou no arqueiro.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ – 1

Vladimir; Eduardo Kunde (Luan Pereira), Betão e Marquinhos Silva; Alex Silva, Pedro Castro, Matheus Barbosa (André Moritz), João Paulo e Paulinho; Brizuela (Jones Carioca) e Getúlio. Técnico: Geninho.

GRÊMIO – 1

Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Michel e Juninho Capixaba; Matheus Henrique, Rômulo e Luan (Thaciano); Montoya, Diego Tardelli (André) e Felipe Vizeu (Everton). Técnico: Renato Gaúcho.

Continua depois da publicidade

GOLS: Rômulo (G, 44'/1T) e Michel (contra)(A, 38'/2T).

CARTÕES AMARELOS: Eduardo Kunde, Alex Silva, Marquinhos Silva e Betão (A). Rômulo, Leonardo e Pedro Geromel (G).

ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Michael Correia e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (todos do RJ). Rodrigo Carvalhaes de Miranda (VAR).

BORDERÔ: 12.181 torcedores e renda de R$ 469.861,00.

LOCAL: Ressacada, em Florianópolis.