O Avaí pode ser rebaixado na 32ª rodada do Brasileiro 2019, em jogo diante do Botafogo, no Engenhão. Uma derrota na segunda-feira, combinada com resultados de Ceará e Cruzeiro, pode decretar o rebaixamento do Leão na Série A do Campeonato Brasileiro. Veja o cenário.
Continua depois da publicidade
Se o Avaí perder o jogo para o Botafogo na próxima segunda-feira, o rebaixamento antecipado ocorre caso o Ceará vença o Internacional nesta quinta-feira ou o Fortaleza no domingo. Uma vitória do Vozão nos dois jogos é determinante se combinada com triunfo do Cruzeiro sobre o Atlético-MG, em partida também marcada para o domingo.
Neste cenário, de oitava derrota seguida do Avaí e com vitórias de Botafogo, Ceará e Cruzeiro, o Leão não tem condições de alcançar os times de fora do Z4 do Brasileirão. Com os 17 pontos que tem e seis jogos por disputar depois da 32ª rodada da Série A, o Leão somaria no máximo 35 pontos – se vencer todos as partidas seguintes – enquanto os demais clubes chegariam aos 36.
Com a derrota para o Santos, na última quarta-feira, o Avaí tem 99,999% de probabilidade de ser rebaixado, segundo o departamento de matemática da UFMG, que monitora o Campeonato Brasileiro. Já o site Chance de Gol, que faz mesma estimativa, aponta que a probabilidade é de “quase 100%.
No returno do Brasileirão 2019 o Avaí somou apenas quatro pontos em 12 partidas (vitória sobre o Atlético-MG e empate com o Vasco, ambos na Ressacada). Depois do Botafogo, na proxima rodada, o Leão tem pela frente Cruzeiro (fora), Chapecoense (casa), Corinthians (fora), Fluminense (casa), Flamengo (fora) e Athletico (casa).
Continua depois da publicidade