O Avaí até teve chance de balançar as redes, mas a derrota por 3 a 0 para o Flamengo não pode ser creditada à ineficiência nos arremates ou em defesas do goleiro Diego Alves. O time rubro-negro foi superior no Mané Garrincha, em Brasília, pela 20ª rodada do Brasileirão 2019. Apesar do mando azurra, a grande maioria dos 47.575 torcedores vibraram com um Fla dominante por quase toda a partida neste sábado e que não perdoou as fragilidades do Leão. O líder do Campeonato Brasileiro venceu o lanterna.

Continua depois da publicidade

Na próxima rodada, a última do primeiro turno do Brasileirão 2019, o Avaí vai jogar em Curitiba. Às 11h do próximo domingo, o Leão encara o Athletico-PR, que estará em meio à disputa das finais da Copa do Brasil. Já o Flamengo entra em campo antes. Às 17h de sábado, encara o Santos no Maracanã, em jogo com os dois primeiro colocados do Campeonato Brasileiro.

> Minuto a minuto: todos os lances de Avaí 0 x 3 Flamengo

O jogo

O Avaí foi espremido no campo de defesa. A marcação alta do Flamengo, desde a saída de bola, complicou o Leão. Com a bola no pé, não ia alguns metros além da linha que dividia o gramado do Mané Garrincha. Por isso, o gol rubro-negro não demorou. Com apenas 10 minutos, Reinier botou Gabigol para arrancar até ficar de frente com Vladimir. O artilheiro do Brasileirão 2019 mandou na saída do goleiro e antes de comemorar,

Continua depois da publicidade

Cinco minutos depois, o Avaí encaixou uma boa jogada e por muito pouco não empatou. Por Diego Alves, na realidade. A cruzada do lado direito do ataque achou Brenner na área e de frente para as redes para cutucar. O goleiro do Fla reagiu quase em cima do atacante para evitar com a pontinha dos dedos.

O time carioca respondeu com toque de letra de Gerson dentro da área que precedeu a paulada de Arão no travessão azurra. O segundo gol do Flamengo, porém, veio ainda na etapa inicial. Everton Ribeiro bateu o escanteio que o zagueiro Pablo Marí mandou no ângulo do primeiro pau. Vladimir quase conseguiu evitar. Tocou a bola que ainda bateu no travessão antes de passar a linha, aos 31.

O Avaí chegou em condições de marcar outra vez aos 40. Rafinha se enrolou com a bola e Lourenço tomou. Ele botou para Franco chutar e Diego Alves defender. A rebatida apareceu para o próprio Lourenço, que emendou da risca da grande área para tirar lasca da trave do Fla. O Leão não mudou na volta do intervalo, tampouco a panorama da partida. O terceiro tento rubro-negro não tardou. Reinier tabelou com Gabigol e apareceu na frente de Vladimir para botar na rede e 3 a 0 no placar. Com este o Flamengo chegou a 100 gols na temporada 2019.

Flamengo é superior e vence o Avaí no Mané Garrincha, pelo Brasileirão 2019
Flamengo é superior e vence o Avaí no Mané Garrincha, pelo Brasileirão 2019 (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Um cruzamento azurra, dois minutos depois, com Lourenço, quase diminuiu com desvio pelo caminho. Ligado, Diego Alves saltou para desviar e evitar. Poucos instantes depois, o Avaí acertou a trave com Marquinhos Silva na cabeçada após escanteio.

Continua depois da publicidade

Então o Flamengo não deixou mais o Avaí jogar. O técnico Alberto Valentim teve de mexer. Entraram Ferrareis, Jhonatan e Matheus Barbosa nas vagas de Lourenço, Brenner e João Paulo, entre os 21 e 28 minutos Foi a tentativa de dar velocidade ao Leão. Pouco adiantou.

O Flamengo deixou de jogar para controlar a partida, consolidar o placar e se garantir na liderança do Brasileirão 2019. Nos instantes finais, Ferrareis ainda foi expulso por conta de entrada dura, com a sola, em Rafinha.

FICHA TÉCNICA – Avaí 0 x 3 Flamengo

AVAÍ

Vladimir; Iury, Ricardo, Marquinhos Silva e Igor Fernandes; Pedro Castro e Richard Franco; João Paulo (Matheus Barbosa), Lourenço (Gustavo Ferrareis) e Caio Paulista; Brenner (Jhonatan). Técnico: Alberto Valentim.

FLAMENGO

Diego Alves; Rafinha, Rhodolfo, Pablo Marí e Filipe Luís (Renê); William Arão, Piris da Motta (Vitinho), Gerson e Everton Ribeiro; Reinier (João Lucas) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Continua depois da publicidade

GOLS: Gabigol, aos 10 do primeiro tempo, Pablo Marí, aos 31 do primeiro tempo e Reinier, aos 7 do segundo tempo (F).

CARTÕES AMARELOS: Gabigol e João Paulo (A). Pablo Marí (F).

EXPULSÃO: Gustavo Ferrareis (A).

ARBITRAGEM: Edina Alves Batista, auxiliada por Emerson Augusto de Carvalho e Neuza Inês Back, com José Cláudio Rocha Filho (quadro de SP).

BORDERÔ: 47.575 torcedores para uma reda R$ 3.957.192.90

LOCAL: Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Leia mais notícias e opiniões sobre o Avaí.