No clássico dos felinos, o Tigre derrotou o Leão na Ressacada, neste domingo (9), por 1 a 0, com um gol de pênalti. Com isso, o Criciúma foi a oito pontos e ultrapassou Avaí, que tem sete, na tabela do Campeonato Catarinense.
Continua depois da publicidade
Enquanto o Avaí vinha de uma vitória no clássico diante do Figueirense, o Criciúma estava pressionado pela eliminação na Copa do Brasil, pelo Santo André, que venceu por 4 a 1.
O time visitante começou pressionando, em finalização de Rodrido Milanez, de cabeça, que obrigou Lucas Frigeri a fazer boa defesa. O Tigre seguiu no ataque e conseguiu um pênalti logo aos dez minutos, quando Wesley derrubou Adenilson na área. Carlos César foi para a cobrança e converteu, colocando o time de Roberto Cavalo em vantagem.
Depois do gol, o Avaí passou a dominar a partida e por pouco não empatou em jogada de Valdívia, que se livrou da marcação e chutou da meia lua da área. O goleiro Paulo Gianezini conseguiu desviar com o pé e a bola bateu na trave. O goleiro também fez boa defesa em chute de Wesley.
Na saída para o intervalo, o autor do gol, Paulo César, destacou a boa atuação do jovem time do Criciúma.
Continua depois da publicidade
— Tivemos um desempenho bom, seguimos o que foi trabalhado, com boa marcação, organização tática. Falta segurar mais a bola — disse o meia.
No segundo tempo, já com Rildo e Alemão nos lugares de Leonan e Vinícius Jaú, o Leão partiu para cima do Tigre. Logo a três minutos o atacante Jonathan teve boa chance, mas acabou finalizando para fora.
O Criciúma conseguiu segurar o ímpeto do Avaí. Tanto que uma nova chance de gol foi somente aos 28 minutos, em cruzamento de Capa que Alemão cabeceou para o gol, mas a bola foi nas mãos do goleiro do Criciúma.
No final da partida o Avaí passou a criar mais chances. Em cobrança de falta de Valdívia, o zagueiro Betão desviou de cabeça. O goleiro Paulo Gianezini estava atendo e conseguiu se esticar e evitar o gol.
Continua depois da publicidade
Na cobrança de escanteio, Rildo cabeceou com perigo. Só dava Avaí. Alemão arriscou próximo da área, a bola beijou a trave e passou pela frente do gol. Em outra cobrança de Valdívia, a zaga do Criciúma quase desviou para o próprio gol, mas a bola foi para escanteio.
Apesar da insistência, o Avaí foi derrotado em casa e se afastou da briga pela liderança do Catarinense.
FICHA TÉCNICA
Avaí-0: Lucas Frigeri; Lourenço, Airton, Betão e Leonan (Rildo); Wesley (Bruno Silva), Pedro Castro, Valdívia e Capa; Vinícius Jaú (Alemão) e Jonathan. Técnico: Augusto Vieira.
Criciúma-1: Paulo Gianezini; Victor Guilherme, Rodrigo Milanez, Fabão e Bruno Oliveira; Christofer, Carlos César, Adenilson e Léo Ceará (Claudevan Pirambu; Andrew (João Carlos) e Daniel Cruz (Eduardo Melo). Técnico: Roberto Cavalo.
Continua depois da publicidade
Gols: Carlos César (C), aos 11 minutos do primeiro tempo
Arbitragem: Diego da Costa Cidral, auxiliado por Diogo Berndt e Antônio Lourival da Luz.
Cartões amarelos: Wesley (A); Andrew, Rodrigo Milanez , Eduardo Melo e Paulo Gianezini(C)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.