O esforço do Avaí não foi suficiente diante do Santos neste domingo (28) pelo Brasileirão. Apesar dos bons momentos na partida, prevaleceu a qualidade do elenco santista e a equipe catarinense acabou derrotada por 3 a 1 na Vila Belmiro. Com o resultado, o Leão segue na lanterna da Série A, sem vencer na competição após 12 rodadas. Já o Peixe assumiu a liderança do campeonato.

Continua depois da publicidade

O Avaí começou o jogo tentando surpreender, com mais agressividade do que se esperava, mas acabou levando o primeiro gol aos oito minutos. Após cobrança de falta em que Marquinhos Silva cortou de cabeça na área, Derlis González ficou com a sobra e não desperdiçou. O paraguaio bateu de direita, no contrapé de Lucas Frigeri, e abriu o placar para os donos da casa.

Ainda no calor do primeiro gol, o Santos quase emendou mais um. Sánchez cobrou escanteio, a zaga avaiana tentou cortar, mas no bate-rebate de cabeça a bola voltou para o gol e obrigou Frigeri a fazer grande defesa.

Mas o Avaí conseguiu se recompor em campo e conter a ofensiva santista. Com o time mais organizado, o Leão também passou a chegar ao ataque: ofereceu perigo aos 23 minutos, quando Ferrareis chegou pela direita e quase marcou com um chute forte da entrada da grande área que desviou na zaga, e chegou ao empate pouco depois, aos 27 minutos.

O lance do gol avaiano começou com o lateral-direito Léo, que escapou da marcação e mandou na área, contou com corta-luz de Bruno Sávio e terminou nos pés de João Paulo, que apareceu sozinho do lado esquerdo da grande área e mandou no canto direito do goleiro Éverson para empatar a partida.

Continua depois da publicidade

A alegria avaiana, no entanto, durou pouco. Aos 32 minutos, Soteldo fez bela jogada pela esquerda, passou por Léo, Richard, novamente por Léo e fez cruzamento preciso para Sánchez, que, sozinho, cabeceou para o fundo da rede e recolocou o Santos na frente.

Dessa vez,o Avaí não se abalou. Pelo contrário, a equipe quase igualou o placar novamente aos 37 minutos, com Lourenço, que, mesmo sem ângulo, assustou o goleiro santista com chute que bateu na trave pelo lado de fora.

avaí x santos
Empenho do Avaí não foi páreo para a qualidade do Santos, que assumiu a liderança do campeonato (Foto: Jota Erre/Folhapress)

No segundo tempo, o jogo começou aberto, mas com poucas chances claras de gol. A primeira delas veio só aos 23 minutos, quando os donos da casa quase ampliaram. Depois de chute de fora da área de Felipe Jonatan, Lucas Figeri rebateu, Sasha tentou finalizar e a bola explodiu na trave do Avaí.

O Leão respondeu à altura. Aos 25 minutos, Pedro Catro lançou para Gegê, que havia entrado minutos antes no lugar de Bruno Sávio, e o atacante chutou bonito – o goleiro Éverson buscou no ângulo direito.

Continua depois da publicidade

Mas, quando a partida se encaminhava para a parte final, o Santos desequilibrou com um golaço de Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo deu chapéu em Betão, invadiu a área e bateu cruzado. A bola ainda desviou em Pedro Castro antes de chegar ao fundo da rede, dando números finais à partida.

Ouça os gols do jogo na CBN Diário

FICHA TÉCNICA

SANTOS – 3

Éverson, Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Diego Pituca, Carlos Sánchez e Alison (Felipe Jonatan); Eduardo Sasha, Derlis González (Jean Mota) e Soteldo (Marinho). Técnico: Jorge Sampaoli.

AVAÍ – 1

Lucas Frigeri; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Igor Fernandes (Julinho); Pedro Castro, Richard Franco e João Paulo; Gustavo Ferrareis (Caio Paulista), Bruno Sávio (Gegê) e Lourenço. Técnico: Alberto Valentim.

Continua depois da publicidade

GOLS: No primeiro tempo, Derlis González, aos 8 minutos (S); João Paulo, aos 27 minutos (A); e Sánchez (S), aos 32. Na segunda etapa: Felipe Jonatan, aos 32 minutos (S).

ARBITRAGEM: Wagner Reway (PB), auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Ivan Carlos Bohn (PR). VAR com Adriano Milczvski (PR).

LOCAL: Vila Belmiro, em Santos (SP)

BORDERÔ: 12.787 pessoas