O domingo será especial para o torcedor do Avaí. A partida contra o Brusque, às 17h na Ressacada, marca o retorno do meia Marquinhos ao futebol. O breve retorno, porém, vai durar apenas duas partidas. O número é suficiente para que o ídolo azurra complete 400 jogos oficiais pelo clube do coração e, assim, coloque o ponto final na carreira como atleta profissional após 20 anos.

Continua depois da publicidade

Até o início deste ano, a despedida do Galego tinha sido no 0 a 0 contra a Ponte Preta, no dia 24 de novembro do ano passado, quando o Leão confirmou o acesso à Série A do Brasileiro. Marquinhos foi convencido pelo presidente Francisco Battistotti a renovar o contrato por mais três meses, realizar mais duas partidas e fechar definitivamente o ciclo como jogador profissional pelo Avaí.

– Quem me conhece sabe que eu sempre quero jogar, mas vamos falar com o Geninho. Eu venho treinando com o pessoal, um ritmo abaixo, não fiz toda a pré-temporada, mas estou apto a jogar o tempo que ele quiser. Quando eu treinava normalmente e em ritmo de competição não jogava mais 90 minutos e não vai ser esse penúltimo jogo que vou jogar – falou Marquinhos.

Logo após o jogo 400 pelo Avaí, Marquinhos iniciará oficialmente uma nova função no clube. Ele assume o cargo de gerente de futebol. Esse papel, porém, o ídolo tem feito mesmo ainda se preparando para a despedida. O Galego confirmou ter feito contato com o também meia Douglas para saber dele o interesse de atuar pelo Leão neste ano.

– Eu sempre fiz isso. Desde 2009 comecei a participar dessas situações de montagem de elenco por ter essa harmonia com os clubes e a capacidade de conversar com os atletas. Pedem e eu entro em contato para saber do interesse. Eu faço isso porque sou funcionário do Avaí. Liguei para o Douglas, mas passa pelo pessoal da comissão técnica, diretoria e eu só tomo minhas atitudes a partir do momento que me pedem – destacou o M10.

Continua depois da publicidade

A principal dúvida é sobre o aproveitamento de Marquinhos. O atleta pode começar entre os titulares, mas a tendência é que inicie como reserva. Geninho segue com quatro desfalques: os laterais Alex Silva e Igor Fernandes, o zagueiro Marquinhos Silva e o atacante Jones Carioca. No gol, o treinador deve dar nova oportunidade a Vladimir, pois na rodada passada do Estadual usou Glédson e pela Copa do Brasil quem atuou foi Lucas Frigeri.

Do outro lado de campo estará o Brusque, sexto colocado com nove pontos, mesmo número do Criciúma, quinto colocado. O time está a apenas dois pontos do Marcílio Dias, atual quarto colocado e último time a se classificar para as semifinais. A vitória pode permitir que a equipe cole nos integrantes do G-4. O técnico Marcelo Caranhato deve fazer uma única mudança: o retorno do lateral-direito Edílson no lugar de Ianson.

FICHA TÉCNICA

AVAÍ X BRUSQUE

AVAÍ

Vladimir; Lourenço, Betão, Kunde e Iury; Matheus Barbosa, Pedro Castro e Gegê (Marquinhos); João Paulo, Getúlio e Daniel Amorim. Técnico: Geninho.

BRUSQUE

Paulo Sérgio; Edílson, Douglas Silva, Neguetti e Airton; Valkenedy, Karl, Clebinho e Maranhão; Jefferson Renan e Hélio Paraíba. Técnico: Marcelo Caranhato.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Maicon Lemos Alves e Guilherme Costa Gonçalves.

DATA E HORÁRIO: domingo, às 17h.

LOCAL: Ressacada, em Florianópolis.