O Avaí está rebaixado à Série B 2020 depois de empatar em 0 a 0 com o Cruzeiro, no Mineirão, na noite de segunda-feira. O Leão da Ilha chegou a 18 pontos e não tem como se recuperar na Série A. A pontuação serve para que o clube não tenha a pior campanha da história dos pontos corridos. Foi uma campanha em quatro atos, com campanha ruim ainda no início e que teve um breve momento de esperança. Mas mesmo que o empate em Belo Horizonte tenha encerrado uma série de oito derrotas seguidas, a equipe foi ladeira abaixo até ser matematicamente rebaixado.
Continua depois da publicidade
1. Fim da Era Geninho
Campeão catarinense, o Avaí entrou no Brasileirão confiante. O técnico Geninho tentava prolongar o bom trabalho que rendeu o acesso no ano passado e o caneco antes da Série A. No entanto, a elite mostrou que os feitos recentes estavam bem longe da exigência. Foram nove jogos até a parada do campeonato para a disputa da Copa América 2019, com quatro empates e cinco derrotas. Geninho saiu.
2. Mudança
Vieram Alberto Valentim, alguns reforços e a esperança de recuperação. O novo treinador teve praticamente um mês para treinar a equipe antes da volta ao Brasileirão. O Avaí se apresentou mais competitivo, mas ainda era pouco. Depois de sete jogos sem vencer apenas sob o comando de Valentim – 16 ao todo -, o Leão encontrou a primeira vitória e deu esperança ao torcedor, ainda que em situação delicada.

3. Último suspiro
Entre o final do turno e o início do returno do Brasileirão 2019, o Avaí chegou a somar nove pontos em quatro partidas, venceu dois jogos seguidos. Acabou com a seca ganhando do Fluminense fora de casa, perdeu para o Flamengo, fechou o primeiro turno com triunfo sobre o Athletico-PR em Curitiba e ganhou do Atlético-MG na Ressacada. Mas este foi praticamente o último suspiro.
Continua depois da publicidade
4. Caminho sem volta
Depois de bater o Galo, o Avaí perdeu por 6 a 1 para o Grêmio e até ser rebaixado somou apenas um ponto. Foi na despedida de Alberto Valentim, que deixou o comando para assumir o Botafogo. Desde então, o Leão não somou mais e caminhou para o rebaixamento matemático. Com Evando responsável pela equipe, o time azurra sofreu com falhas de arbitragem, em reclamações relacionadas ao VAR. No entanto, o empate diante do Cruzeiro acabou a Série A para o Avaí, com cinco rodadas por terminar o Brasileirão 2019.