O Campeonato Catarinense tem um novo líder. Com os resultados da oitava rodada, concluída neste domingo (09), o Avaí assumiu a ponta tabela. O Leão da Ilha chegou aos 15 pontos e se isolou na primeira posição com a vitória por 3 a 0 sobre o Marcílio Dias, na Ressacada.

Continua depois da publicidade

O triunfo dentro de casa também reforçou o bom momento do ataque avaiano, que construiu mais um placar de três gols – a terceira vitória seguida por 3 a 0 – o que gera um saldo de nove gols, um importante critério de desempate. O Leão da Ilha também tem a melhor defesa da competição, sendo vazada apenas uma vez.

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Além da vitória, o Avaí contou com os tropeços dos adversários diretos. O Figueirense foi superado pelo Barra em Itajaí, ficou com 12 pontos e caiu para quarto lugar. O Criciúma arrancou empate no fim com o Brusque, no Augusto Bauer, e foi aos 13 pontos, na segunda posição – vale lembrar que o Carvoeiro tem um jogo a menos. Em terceiro, com a mesma pontuação do Tigre, vem o Santa Catarina, que ficou no 1 a 1 com a Chapecoense, em Xanxerê.

Continua depois da publicidade

Há cinco jogos sem vencer e com quatro empates seguidos, a Chapecoense, que chegou a liderar a competição, caiu pra sexto, com 11 pontos. Quem subiu na tabela foi o Concórdia, que superou o Hercílio Luz por 1 a 0, no Domingos Machado de Lima, chegou aos 11 pontos, superou o rival do oeste no número de vitórias e aparece na quinta colocação.

Outro time que subiu na tabela foi o Joinville. O time comandado por Hemerson Maria venceu o Caravaggio fora de casa, foi aos 10 pontos e ingressou no G8 – é o oitavo colocado.

Imagem mostra Hygor celebrando gol pelo Avaí
Avaí venceu o Marcílio Dias na Ressacada e é o novo líder do Catarinense (Foto: Fabiano Rateke, Avaí F.C.)

Primeira vitória

Quem comemorou a primeira vitória no Campeonato Catarinense de 2025 foi o Barra. O Pescador venceu o Figueirense por 1 a 0, em seu moderno estádio (foi também a primeira vitória na nova casa) e deixou a zona de rebaixamento.

Continua depois da publicidade

Com a vitória, o Barra chega aos nove pontos e é o nono colocado.

Rebaixamento

Quem está em situação bastante complicada é o Hercílio Luz. O Leão do Sul perdeu para o Concórdia no oeste, segue sem vencer no Campeonato Catarinense e se afunda na última posição, com apenas dois pontos -quatro a menos que o Caravaggio e a cinco pontos de distância do Marcílio Dias, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Mesmo que tenha um jogo a menos (a partida contra o Criciúma, pela primeira rodada, está marcada para o dia 19 de fevereiro), o Hercílio Luz precisa de uma campanha impecável no restante do campeonato para evitar a queda.

O Caravaggio, derrotado dentro de casa pelo Joinville, permanece com seis pontos e acompanha o Hercílio Luz na zona de rebaixamento.

Confira a classificação do Campeonato Catarinense

  • Avaí, com 15 pontos
  • Criciúma, com 13 pontos (saldo de 6 gols)
  • Santa Catarina, com 13 pontos (saldo de 3 gols)
  • Figueirense, com 12 pontos
  • Concórdia, com 11 pontos (3 vitórias)
  • Chapecoense, com 11 pontos (2 vitórias)
  • Brusque, com 10 pontos (saldo de 1 gol)
  • Joinville, com 10 pontos (saldo de -4 gols)
  • Barra, com 9 pontos
  • 10º Marcílio Dias, com 7 pontos
  • 11º Caravaggio, com 6 pontos
  • 12º Hercílio Luz, com 2 pontos

Continua depois da publicidade

Artilharia do Campeonato Catarinense

A vitória não só deu a liderança ao Avaí, como colocou o atacante Hygor no topo da artilharia. O camisa 7 do Leão marcou duas vezes na vitória sobre o Marcílio Dias, chegou aos quatro gols e divide o posto de goleador do Campeonato Catarinense com Marlyson, do Figueirense.

Marcelo Hermes marcou um golaço nos acréscimos do segundo tempo no Augusto Bauer, manteve o Criciúma invicto na competição e, agora com três gols, também entra na briga pela artilharia.

Artilheiros

Hygor (Avaí) e Marlyson (Figueirense) – 4 gols cada

Gabriel Santiago (Figueirense), Juninho e Marcelo Hermes (Criciúma), Cristian Renato (Joinville) e Mário Sérgio (Chapecoense) – 3 gols cada