Primeiro gol e primeira vitória. O Avaí comemorou pela primeira vez no Campeonato Brasileiro na manhã deste domingo. Também foi o primeiro jogo de Juan, peça importante da vitória sobre o Sport. Mas foi Rômulo que arrancou o grito da garganta de grande parte do 4.646 torcedores na Ressacada ao fazer o gol do triunfo por 1 a 0. O Leão jogou diferente, o estreante somou ao time e o time somou três pontos, que o ergueu na classificação. A equipe azurra foi da zona de rebaixamento para a 12ª colocação, antes do encerramento da quarta rodada do Brasileirão.
Continua depois da publicidade
Na próxima rodada, a quinta do torneio, o Avaí vai a Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, às 19h30min de quarta-feira, no Independência. O Sport encara o Flamengo em casa, na Ilha do Retiro, no mesmo dia, mas às 21h45min.
Juan fazia a estreia, no meio de campo, e Marquinhos se juntou a ele no Avaí mais agressivo que nos últimos jogos. Tinha presença no campo de ataque, mas não abriu mão das transições velozes. Como a executada aos dois minutos, quando o escanteio do Sport virou disparada até a grande área do adversário. Rômulo botou do lado do goleiro. Passou do lado da trave, e acordou a torcida na Ressacada. Porém, foi Juan, em seu primeiro jogo e à vontade com a camisa azurra, que assustava Magrão. Foram mais duas finalizações que apresentaram o Leão mais proposito no Campeonato Brasileiro.
O miolo azurra, no entanto, teve de ser alterado pela obrigatória saída de Judson, que deixou o campo zonzo por uma pancada na cabeça e deu vez para Wellington Simião. Passava dos 20 minutos, e os pernambucanos haviam equilibrado o duelo. Rithelly, após transição ao ataque, havia feito Kozlinski trabalhar e mostrar que os visitantes não iriam ficar limitados ao seu campo. A saída em velocidade era o artifício da partida. Aos 28, Junior Dutra quase chegou ao fundo da barbante em lance similar ao de Rômulo no comecinho do confronto.
Continua depois da publicidade
Quatro minutos depois acabou a espera dos avaianos pelo gol na Série A. Em outra arrancada, Capa achou o caminho para ir até a linha de fundo e mandar na área. Encontrou Rômulo, que encontrou a trave escancarada, a rede na frente e o gol: 1 a 0. Na frente, o Avaí se recolheu para jogar na reação dos rivais novamente. O melhor primeiro tempo do Leão foi ratificado com os aplausos da torcida enquanto os jogadores iam aos vestiários para o intervalo.
O Sport voltou do segundo tempo para truncar o meio de campo, com as entradas de Tomás e Thallyson. Os azurras ficaram com as laterais. Foi pela esquerda, aos seis minutos, que Juan avançou e mandou para Rômulo tentar o segundo gol. Rômulo não dominou bem e a finalização, consequentemente, não foi boa. Os pernambucanos responderam aos 19 e Kozlinski foi fundamental. Evandro apareceu na área para chute cruzado e o camisa 1 catou com firmeza, sem rebote.
O técnico Claudinei Oliveira tratou de fortalecer a marcação sem perder a possibilidade de contra-ataque. Botou Lourenço e Willians (outro estreante) nas vagas de Marquinhos e Junior Dutra. O Avaí suportava o adversário e fazia o que podia para que o tempo passasse mais depressa. E passou também pela pressão que recaiu sobre o Sport, sem que conseguisse estabelecer pressão no final. A etapa completar terminou como a inicial: no placar e no aplauso dos torcedores que trocaram os bocejos da manhã chuvosa de domingo pelo grito de gol.
Continua depois da publicidade
FICHA TÉCNICA
AVAÍ
Kozlinski, Diego Tavares, Alemão, Betão e Capa; Judson (Welington Simião), Luan e Juan; Romulo, Marquinhos (Lourenço) e Junior Dutra (Willians).
Técnico: Claudinei Oliveira.
SPORT
Magrão; Fabrício (Marquinhos), Ronaldo Alves, Durval e Evandro; Anselmo, Rithely e Diego Souza; Rogério (Thallyson), Osvaldo (Tomás) e André.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GOLS: Romulo, aos 32 do primeiro tempo (A).
CARTÕES AMARELOS: Alemão, Betão, Lourenço e Luan (A). Anselmo, Osvaldo e Rithely (S).
ARBITRAGEM: Wagner Reway, auxiliado por Fabio Rodrigo Rubinho e Marcelo Grando (todos do MT).
PÚBLICO E RENDA: 4.646 torcedores (total), para a renda de R$ 95.196,00.
LOCAL: Ressacada (Florianópolis)