Um jogo decisivo que complicava o futuro que quem saísse sem os três pontos. Assim entrou o Avaí na Ressacada. Mas o time da casa soube fazer o dever de casa e deu um passo a mais para escapar do rebaixamento do Catarinense após aplicar uma goleada por 4 a 0 em cima do Guarani de Palhoça, em um chute certeiro de Renan Oliveira, um cabeceio de Jéci, um toque de letra de André Lima e um chute forte de Roberto.
Continua depois da publicidade
::: Confira o que cada time precisa fazer para escapar do rebaixamento
::: Castiel: Avaí quase livre do rebaixamento, para o bem do futebol de SC
::: Veja como foi a partida no nosso lance a lance
Continua depois da publicidade
::: Saiba como ficou a classificação do Quadrangular
Quem também respirou mais aliviado nesta segunda-feira foi o Atlético-Ib, que quebrou um pequeno tabu neste Quadrangular da Morte, e goleou o Marcílio Dias por 4 a 1 fora de casa. Leão e Atlético-Ib se enfrentam na última rodada e jogam por um empate, em Ibirama, para seguir na elite do futebol catarinense em 2016. Já Bugre e Marinheiro não dependem apenas de si para continuar na Série A.
O jogo na Ressacada
Aos 10 minutos do primeiro tempo, o Avaí fez valer o domínio dentro de campo e o apoio fora dele. Em uma noite gelada e com um vento sul forte na Ressacada, Renan Oliveira marcou seu primeiro gol pelo Leão e fez explodir as arquibancadas. Ele aproveitou uma boa jogada iniciada por Marquinhos na esquerda, e ficou cara a cara com o goleiro Rodrigo Rocha. Bola no fundo da rede e comemoração longa.
::: Mais notícias do Avaí
::: Confira a página especial do Campeonato Catarinense
Depois do gol, o Avaí recuou e ficou em busca apenas do contra-ataque. Uma escolha perigosa para um placar pouco elástico. Mas o Guarani não levou perigo para o goleiro Vagner. O primeiro, e único, chute a gol do Bugre no primeiro tempo foi aos 40 minutos, com uma jogada armada por Hégon que encontrou um cabeceio de Xipote. Mesmo com o vento a favor, a bola foi fraca e sem perigo.
Continua depois da publicidade
No segundo tempo, o Leão quis ampliar. Jeci aproveitou um erro da zaga e alçou Anderson Lopes. De cara com o goleiro, Rodrigo conseguiu salvar um chute, e mas que parou nos pés de Marquinhos. Novo chute e nova defesa, dessa vez feita pelo rosto do arqueiro do Guarani. No minuto seguinte, uma segunda chance boa, novamente com Anderson Lopes. O atacante fez uma linda jogada individual, deixou três comendo grama e mandou uma bomba na trave.
Com Jéci que o torcedor avaiano viu nascer o alívio. Em uma cobrança de escanteio de M10, o zagueiro mergulhou. Golaço. Aos 28, André Lima marcou de letra para ampliar o placar.
No apagar das luzes, Roberto aproveitou uma bola lançada pela direita para chutar forte e marcar o quarto e confirmar a goleado do Leão.
Continua depois da publicidade
A insistência avaiana continuou e criou problemas para o Guarani, que mal conseguiu jogar na Ressacada. Vitinho pouco foi acionado com um meio de campo travado. E agora o Bugre não depende apenas de si para se manter na elite. Diante do Marcílio Dias, no sábado, a equipe de Palhoça torce para um tropeço em Ibirama para continuar sonhando com a Série A Estadual.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ (4)
Vagner; Pablo (Marrone), Jeci, Antonio Carlos e Eltinho; Renan, Eduardo Neto, Renan Oliveira (Roberto) e Marquinhos; Anderson Lopes e André Lima (Bruno Mendes)
Técnico: Gilson Kleina
GUARANI (0)
Rodrigo Rocha; Cleiton Garcia, Marcão, Fábio Fidélis e Vanderson (Paulo Vitor); Xipote, Gustavo Santos, Michel, Hégon (Digo Dolem) e Ildemar (Ildemar); Vitinho
Continua depois da publicidade
Técnico: Amaro Júnior
Gols: Renan Oliveira (A), aos 10 minutos do 1º tempo. Jeci (A), aos 20, André Lima (A), aos 29, e Roberto (A), aos 43 minutos do 2º tempo
Amarelos: Hégon, Gustavo Santos e Marcão (G); Marrone, Jéci, Marquinhos e Eltinho (A)
Arbitragem: William Machado Steffen, auxiliado por Nadine Schramm Câmara Bastos e Helton Nunes.
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
Público: 4.470
Renda: R$ 51. 285