O Avaí goleou o Figueirense por 4 a 0 na tarde deste sábado (4), em clássico válido pela quinta rodada do Campeonato Catarinense e disputado com casa cheia na Ressacada, em Florianópolis. Com o resultado, o time da casa subiu à vice-liderança provisória da competição, agora com nove pontos somados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região
Disputado em alta rotação desde o início, com as duas equipes dando entradas duras e exigindo atenção da arbitragem, o clássico passou ter maior domínio do Avaí a partir dos 22 minutos, quando o time da casa conseguiu abrir o placar com um gol contra anotado por Wellisson.
O lateral-direito do Figueirense desviou ao próprio gol ao tentar cortar um cruzamento de Robinho. O goleiro Gabriel Gasparotto ainda se esticou para tentar evitar o tento, mas acabou encoberto pela bola.
Seis minutos depois, o Figueirense tentou responder com Gustavo França, em sua melhor chance no primeiro tempo, em cobrança de falta à direita da grande área do goleiro Igor Bohn.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, foi mesmo Gasparotto quem seguiu precisando trabalhar mais na etapa inicial. Aos 41, ele viu Waguininho desperdiçar chance clara em cabeceio e, aos 48, fez grande defesa em chute de Felipinho.
Além do goleiro do Figueirense, a Polícia Militar também teve trabalho no primeiro tempo, precisando conter uma breve confusão entre as torcidas rivais nas arquibancadas da Ressacada.
O Figueirense voltou do intervalo ligado e levou susto ao Avaí já no minuto inicial, em chute de Gustavo França de fora da área. Dois minutos depois, a equipe visitante exigiu sequência espetacular de Igor Bohn, que evitou o gol alvinegro com três defesas em um mesmo lance.
No melhor momento do Figueirense na partida, no entanto, o volante Andrey conseguiu roubar a bola na defesa do adversário e chutou para ampliar o placar para o Avaí, aos 15 minutos.
Continua depois da publicidade
O gol avaiano conteve de vez o ímpeto do rival e ainda embalou a equipe da casa para buscar o terceiro. Aos 25 minutos, após troca envolvente de passes pela direita, Thales Oleques conseguiu disparar ao ataque e cruzar rasteiro para Waguininho ampliar, para delírio do técnico Alex, em seu primeiro clássico pelo clube, e da maioria dos 13.902 torcedores que foram ao estádio.
Houve tempo para Igor Bohn, eleito o craque do jogo, mostrar mais uma de suas credenciais aos 35, evitando o que seria o desconto do Figueirense, e para a torcida avaiana puxar gritos de “olé” contra o arquirrival.
Quando a festa já parecia completa, o Avaí ainda conseguiu transformar o resultado em goleada, em gol de cabeça de Ricardo Bueno, que aproveitou cruzamento preciso de Waguininho e fez valer a “Lei do Ex” na Ressacada, já aos 41 minutos da etapa final e pouco antes de uma chuva forte cair em Florianópolis.
Até o fim da rodada, o Avaí ainda pode ser ultrapassado na tabela pelo Hercílio Luz, que também soma nove pontos e ainda visita o Atlético-SC neste domingo (5). Já o Figueirense fecha o dia ainda na sexta colocação, com cinco pontos.
Continua depois da publicidade
Os dois times voltarão a campo pelo Catarinense já na quarta-feira (8), quando o Avaí irá visitar o Barra-SC em Itajaí e o Figueirense enfrentará o Marcílio Dias mais uma vez em Florianópolis, mas desta vez em casa.
Leia mais
Chape sai na frente, mas cede empate ao Concórdia pelo Catarinense
Tudo que você precisa saber sobre o Campeonato Catarinense 2023
Copa Davis: Brasil vence a China e avança no Grupo Mundial I