Avaí e Figueirense escrevem nesta terça-feira (29) um capítulo único em 96 anos de rivalidade. Pela primeira vez, o clássico de Florianópolis será disputado sem as presenças das torcidas azurra e alvinegra nas arquibancadas. O que poucos privilegiados assistirão, a trabalho, a partir das 19h15, no Estádio da Ressacada, ecoará por toda a cidade, em olhares atentos à TV paga, milhares de ouvidos colados no rádio.
Continua depois da publicidade
Se falta o incentivo das arquibancadas, sobram estímulos em campo. Com campanhas claudicantes, posicionados na segunda página da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, os dois rivais buscam estabilidade e crescimento. Ganhar o clássico pode representar o passo decisivo. Perdê-lo, colocar novamente o trabalho em xeque. O Avaí vem de vitória sobre o Cruzeiro, no Mineirão, que quebrou um jejum de quatro partidas. O Figueirense não perde há três jogos, mas o empate em casa diante do Guarani esteve longe de agradar.
Ouça na CBN Diário
> O Futebol CBN Diário começa às 18h nos 740 AM, app para IOS ou Android ou pelo site cbndiario.com.br
A CBN Diário transmite Avaí x Figueirense pelos 740 AM do rádio na Grande Florianópolis, aplicativo para smartphones e cbndiario.com.br. A programação esportiva inicia às 18h. O jogo terá narração de Salles Júnior, comentários de Roberto Alves e Rodrigo Faraco, reportagens de Kadu Reis e Mateus Boaventura, além do plantão esportivo com Luiz Gonzaga. Ao longo do dia, Janniter de Cordes atualiza informações do clássico durante toda a programação.
Na TV, o clássico terá transmissão somente pelo Premiere (exclusivo para assinantes) em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Avaí
O técnico Geninho não deve perder titulares da última partida, a vitória sobre o Cruzeiro fora de casa. Mesmo relacionados, o lateral-direito Felipe (dores musculares) e o zagueiro Rafael Pereira (torcicolo) são tratados como dúvidas pelo clube e devem ser reavaliados no decorrer desta terça-feira.
> Avaí rescinde contrato com lateral-direito e confirma outras duas saídas
A novidade na lista azurra é o atacante Rômulo, recuperado de lesão muscular. O Avaí tem 22 jogadores relacionados para o compromisso. No departamento médico, os atacantes Renato e Jonathan, os meio campistas Wesley, Bruno Silva e Adryan e o zagueiro Betão seguem fora de combate. Três destes atletas não devem jogar mais pelo clube.
Provável time: Lucas Frigeri; Felipe, Rafael Pereira, Airton e Capa; Ralf, Jean Martim, Pedro Castro e Renatinho; Rildo e Gastón Rodriguez.
Pendurados: Gastón Rodriguez, Leonan, Rildo.
Em boa fase, o meia Pedro Castro projetou o clássico na Ressacada:
Roberto Alves: Vem aí o verdadeiro clássico catarinense
Rodrigo Faraco: Clássico entre Avaí e Figueirense será sob desconfiança da torcida
Figueirense
O Alvinegro chega para o clássico de SC com retornos de titulares que cumpriram suspensões no empate em 2 a 2 com o Guarani no Scarpelli: o zagueiro Alemão, o volante Matheus Neris e o meia Marquinho. O goleiro Sidão, recuperado de uma luxação no dedo indicador da mão direita, foi preservado do último jogo e deve ser titular.
Continua depois da publicidade
>> Elano cobra elenco do Figueirense antes do clássico: “se entregar ao máximo”
Como novidade, o meia-atacante Bruno Michel foi regularizado e fica à disposição. Ele já treina há mais de duas semanas no Figueira. O técnico Elano estará no primeiro Avaí x Figueirense de sua carreira.
Provável time: Sidão; Lucas Carvalho, Alemão, Pereira e Sanchez; Geovane, Matheus Neris, Patrick (Everton) e Marquinho; Diego Gonçalves e Keké.
Pendurados: Pereira, Sanchez e Diego Gonçalves.
O zagueiro Alemão, de volta ao time, projetou o confronto:
Arbitragem
De SC: Rafael Traci apita o jogo, com os assistentes Helton Nunes e Eli Alves. O quarto árbitro é William Machado Steffen e a analista de campo Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro.
Retrospecto entre Avaí x Figueirense
448 jogos
155 vitórias do Figueirense
148 vitórias do Avaí
145 empates
601 gols marcados pelo Avaí
557 gols marcados pelo Figueirense
Continua depois da publicidade
Sequência
A dupla da Capital volta a jogar na sexta-feira (02) pela 13ª rodada da Série B. O Figueirense, às 16h30, no Scarpelli, contra o Oeste, e o Avaí, às 19h15, contra o CRB, em Maceió.