Números e cifras compõem o jogo do Avaí contra o Vasco, às 21h30min desta quarta-feira. É a segunda partida entre os times pela terceira fase da Copa do Brasil. No duelo de ida, em São Januário, os cariocas conseguiram uma leve vantagem com o placar de 3 a 2. Na volta, na Ressacada, outros dígitos aparecem. No confronto em que o vencedor vai ganhar R$ 1,9 milhão de prêmio, o técnico Geninho alcança 100 vezes na área técnica azurra.

Continua depois da publicidade

Na conta está também a primeira passagem do treinador pelo Leão da Ilha. Na primeira, entre as temporadas de 2014 e 2015, foram 42 partidas. Até agora, desde o retorno ao clube no ano passado, são outros 57 jogos. Na soma, são 45 vitórias, 28 empates e 26 derrotas (61% de aproveitamento). Para que a 100ª vez de Eugênio Machado Souto na área técnica seja memorável, obrigatoriamente terá de alcançar o 46º triunfo pelo Avaí.

Isso porque a necessidade do Leão é ganhar para avançar de fase. Como nesta edição não há o chamado gol qualificado (em que o tento como visitante tem peso maior em caso de empate no placar agregado), a vitória por vantagem de apenas um gol leva a definição do classificado para as penalidades máximas. Os azurras terão de vencer por dois ou mais para despachar o Vasco sem a loteria dos pênaltis. Qualquer outro resultado leva os vascaínos para a fase seguinte – a CBF vai sortear os confrontos entre os 10 times que avançarem, e a quarta etapa terá jogos nos dias 17 e 24 deste mês.

Pensando o jogo do R$ 1,9 milhão, o Avaí poupou jogadores e até o próprio Geninho do último jogo do Catarinense 2019, quando já estava com a vaga na semifinal garantida e a primeira colocação confirmada. A 100ª partida do treinador pelo Leão, inclusive, ficou para esta quarta-feira. Para ela, tem força máxima e demonstra que irá armar a equipe de forma semelhante aos jogos mais recentes, que rendem a melhor fase do time na atual temporada. Porém, a divulgação fica para antes de a bola rolar. O técnico Geninho fez treino fechado na véspera do embate na Ressacada.

—Não vamos mudar nossa postura. Sempre buscamos o ataque, e não será diferente. Espero que a torcida venha e jogue junto. Se o nosso torcedor não vier em massa, ele perde para o outro. Espero que o torcedor do Avaí venha e tome conta — pediu Geninho, uma vez que os vascaínos esgotaram os ingressos para o espaço dos visitantes dois dias antes da partida.

Continua depois da publicidade

O apoio mesmo fora de casa pode compensar o problemas na preparação que teve o Vasco. Depois de despachar o Bangu no domingo e avançar para as finais do Campeonato Carioca, o elenco sofreu com as fortes chuvas no Rio de Janeiro. O treinamento na manhã de terça-feira foi cancelado pela dificuldade dos atletas no deslocamento. Portanto, a delegação cruzmaltina viajou para Florianópolis sem fazer o treino apronto.

Com dores musculares, o zagueiro Leandro Castán e o atacante Rossi, autor de um dos gols na partida de ida, não viajaram para a partida. A tendência é o técnico Alberto Valentim usar as mesmas soluções da partida contra o Bangu. Ricardo deve a ser mantido na dupla de zaga com Werley, enquanto Yan Sasse ocupe a vaga de Rossi, como quando o jogador acusou lesão e cedeu lugar.

FICHA TÉCNICA – Avaí x Vasco

AVAÍ

Vladimir; Iury, Ricardo (Marquinhos Silva), Betão e Igor Fernandes; Mosquera, Pedro Castro e Matheus Barbosa (Luan Pereira); João Paulo, Daniel Amorim e Getúlio. Técnico: Geninho.

VASCO

Fernando Miguel; Raúl Cáceres, Werley, Ricardo e Danilo Barcelos; Bruno Silva, Lucas Mineiro e Bruno César; Yan Sasse, Tiago Reis e Marrony. Técnico: Alberto Valentim.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Jean Pierre Goncalves Lima, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (trio do RS).

DATA E HORA: às 21h30min desta quarta-feira.

LOCAL: Ressacada, em Florianópolis.