Passada a estreia na Copa São Paulo de futebol júnior, os times de Santa Catarina traçam seus planos para a sequência da fase de grupos da maior competição de base do Brasil. As vitórias, ambas com goleada, deixam Avaí e Figueirense em condições de encaminhar a classificação em caso de triunfo nos jogos que terão pela frente no domingo. Já Criciúma e Chapecoense, que perderam na abertura, precisam do triunfo no mesmo dia. O Tubarão, que também começou com derrota, joga somente na segunda-feira.

Continua depois da publicidade

O Avaí teve a melhor estreia entre os catarinenses ao aplicar 7 a 0 na Inter de Limeira. Neste domingo, vai encarar o América-RN às 16h, na Rua Javari. Em caso de triunfo, pode conquistar a classificação antecipada se o Juventus, que também venceu na estreia, ganhar da Inter de Limeira no outro jogo do grupo 30 na segunda rodada. Porém, por parte do técnico Fabrício Bento, o que vale no duelo é que a equipe progrida dentro de campo.

– A evolução vai vir naturalmente por ser o segundo jogo e assim seguimos – disse o treinador.

O Figueirense também lidera sua chave por conta do 4 a 0 aplicado sobre o CRB na primeira rodada. Neste domingo, também às 16h, tem pela frente um embate direto com o Botafogo-SP, que também ganhou na estreia – 3 a 1 sobre o Itapirense, anfitrião do grupo 16. A segunda vitória seguida deixa o Alvinegro bem próximo do avanço à segunda fase.

– A próxima partida será muito importante. O Botafogo-SP é uma equipe de tradição na competição, muito forte, então vamos entrar bem concentrados, sem cometer erros e vamos buscar a vitória para encaminhar bem a classificação — aponta o volante Bruno Santos.

Continua depois da publicidade

Os outros três catarinenses na competição perderam na estreia e têm o compromisso de vencer na segunda rodada para não dar adeus à briga pela classificação prematuramente. O Criciúma é o primeiro dos três a voltar aos gramados, às 11h deste sábado, pelo grupo 10. Depois do revés por 2 a 1 para o anfitrião São Carlos, o Tigre tem pela frente o América-MG, que também começou com derrota. Por isso, o jogo vale a sobrevivência na Copinha para ambos.

A Chapecoense ficou na rabeira do grupo 2 depois da derrota por 2 a 1 para o São José-RS. Às 17h deste domingo, em Penápolis, tenta seguir como postulante à próxima fase diante do Rio Preto, que empatou com os anfitriões por 1 a 1. Depois de também perder na estreia para o Taubaté, também por 2 a 1, o Tubarão volta a campo somente na segunda-feira, às 15h30min, para enfrentar o Vasco, líder do grupo 27.