O clássico 406 não define vaga para o Hexagonal, não vale título e, analisando friamente, seria uma partida amistosa, se não tivesse em campo Avaí e Figueirense, o maior clássico de Santa Catarina. Os dois times com mais títulos estaduais se enfrentam neste domingo, às 16h, no Estádio da Ressacada. O que aquece o jogo é um encontro inédito que promete faíscas. O ídolo avaiano Marquinhos retorna ao time depois de 10 jogos suspenso – por uma confusão no clássico de 2014 – e encontrará o volante França, que com futebol de qualidade e confusão fora dos campos se tornou um jogador especial para os torcedores alvinegros.
Continua depois da publicidade
::: AO VIVO: acompanhe o pré-jogo de Avaí x Figueirense direto da Ressacada
::: Siga a partida lance a lance às 16h
Será um clássico de jogadores polêmicos. Atletas que além de bom futebol despertam discussão entre os torcedores. Marquinhos é nascido, criado e enraizado na Grande Florianópolis, tem sangue azul e é um dos maiores jogadores da história do Leão. Enfrentar o Figueirense é algo diferente para M10, tanto que diversas são as polêmicas do jogador quando o assunto é clássico, seja uma declaração espetando o rival ou uma comemoração provocativa como dançar o “créu”, em 2008.
Continua depois da publicidade
Ao contrário de Marquinhos, as polêmicas de França são, em sua maioria, extracampo. Recentemente, o jogador se envolveu em um confusão com a Polícia Militar, que foi chamada para acabar com uma briga do jogador em um bar em São José. Apoiado pelo presidente do Figueirense, Wilfredo Brillinger, o volante recebeu uma nova oportunidade no clube e foi acolhido pela maioria da torcida alvinegra, que o chama de Sinistro.
Disputa na bola, sem violência
Polêmicas à parte, a expectativa das diretorias e dos treinadores é de um jogo acirrado, mas de paz. Por isso, o técnico do Avaí, Geninho, evitou falar sobre o encontro entre Marquinhos e França.
Continua depois da publicidade
– Eu gostaria que não se fomentasse esse duelo, que se esquecessem essas coisas. Isso pode trazer coisa negativa para dentro de um jogo tão bonito. Quanto mais se fala, mais instiga. A gente conversa aqui com o Marcos e tenho certeza que o Argel faz isso com o França – comentou o treinador azurra.
::: Confira a tabela do Estadual 2015
::: Leia mais notícias do Campeonato Catarinense
O retorno de Marquinhos ao Avaí é um ingrediente especial ao clássico. Isso porque ele será um representante do torcedor em campo. Os avaianos estão envergonhados pelo erro do clube ao não registrar o zagueiro Antonio Carlos, o que custará ao Leão seis pontos, tirando qualquer chance de classificação para próxima fase do Estadual. A volta de M10 apimenta um jogo que poderia ficar morno.
– Vamos jogar o clássico da mesma forma que a gente sempre jogou. No futebol tudo pode acontecer. Meu time vai jogar bola. Tenho certeza que os jogadores vão se respeitar – analisou Argel Fucks.
Continua depois da publicidade
Com polêmica desde o primeiro clássico – há 90 anos quando o Avaí deixou o campo antes do apito final por discordar das marcações do árbitro – é difícil garantir que o encontro de número 406 não terá nenhuma controvérsia.
? Confira abaixo as polêmicas de Marquinhos e França

>
Soco em Éverton Santos
No clássico 405, Marquinhos se envolveu em uma briga com os jogadores do Figueirense e acertou um soco em Éverton Santos. A agressão resultou em uma suspensão de 10 partidas e sua volta neste domingo.
Rival enterrado
O Grêmio goleou o Figueirense em 2012 por 4 a 0. Na comemoração do quarto gol – marcado por André Lima – Marquinhos, que defendia o time gaúcho, imitou um gesto de quem está enterrando o adversário, respondendo uma provocação do volante Ygor que fez o mesmo em 2011 ao marcar contra o Avaí.
Continua depois da publicidade
O dia do créu
Em 2008, o Avaí venceu o Figueirense no Scarpelli por 2 a 0. Bebeto fez o segundo gol nos acréscimos e correu para a torcida alvinegra fazendo sinal de silêncio enquanto Marquinhos fez a dança do Créu. O zagueiro Asprilla e o volante Élton tomaram as dores da torcida e partiram para cima dos jogadores do Leão.

>
Confusão no bar
Na madrugada do dia 20 de fevereiro, França saiu algemado após confusão na Cervejaria Original, em São José. Segundo a Polícia Militar, ele recebeu um tiro de bala de borracha após tentar pegar a arma dos policiais.
Pega o juiz!
Na última rodada da Série A, o volante foi expulso aos 31 minutos do segundo tempo na derrota para o Inter e ficou muito irritado. Ao final do jogo entrou no campo e, junto com Thiago Heleno, perseguiu o árbitro Marielson Alves Silva e foi segurado pelo técnico Argel Fucks.
Continua depois da publicidade
::: Veja outras notícias do Avaí
::: Confira mais informações do Figueirense
Carro capotado
Em 26 de junho de 2014, o volante capotou o carro na Prainha, em Florianópolis. Depois, por “não cumprir as recomendações repassadas pelo departamento de Futebol” do Figueirense, o atleta foi dispensado. Porém, o clube perdoou o atleta que foi reintegrado e se tornou um dos mais importantes da equipe.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ
Vagner; Pablo, Ronaldo Alves, Antonio Carlos, Eltinho; Uelliton, Claudinei, Tinga, Marquinhos; Anderson Lopes e André Lima
Técnico: Geninho
FIGUEIRENSE
Alex Muralha; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno, Willaim Cordeiro; Paulo Roberto, França, Jean Deretti (Rafael Bastos); Clayton, Mazola e Marcão
Continua depois da publicidade
Técnico: Argel Fucks
Arbitragem: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Nadine Câmara Bastos e Neuza Inês Back
Horário: 16h
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis