As confusões do último clássico podem ter consequências para Avaí e Figueirense. O árbitro Elmo Alves Resende Cunha citou na súmula da partida que objetos foram lançados ao campo. Segundo o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt os clubes devem ser denunciados, já que o juiz relatou na súmula o que ocorreu. As imagens serão solicitadas e analisadas, depois disso será poderá ser feita a denúncia.

Continua depois da publicidade

– Vai ser avaliado, se está citado na súmula a gente solicita a imagem e os clubes que tem seus torcedores envolvidos podem ser denunciados – explicou Schmitt.

Avaí e Figueirense podem ser enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Assim podem perder de 1 a 10 mandos de campo ou ser multados entre R$ 100 a R$ 100 mil.

– O Avaí conseguiu pegar o responsável por jogar o objeto, por isso não acredito em uma punição. Já o Figueirense pode sofrer uma punição porque a partida ficou um minuto parada por causa de uma confusão em sua torcida. Porém, se o clube comprovar que tomou alguma providência, ou de que não tinha condições de tomar, ele escapa da perda de mando de campo, mas pode ser multado – explicou o ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC), Mário Cesar Bertoncini.

Polêmica das cuecas

Continua depois da publicidade

Muito se falou sobre a comemoração dos atletas alvinegros em frente a sua torcida após a vitória de 4 a 0 no clássico. Os jogadores do Figueirense jogaram para a arquibancada todo seu uniforme, ficando apenas de cueca na celebração. No entanto as chances do time ser punido por isso são pequenas.

– Eu trabalho há 15 anos em Santa Catarina e nunca vi nada acontecer. Eles estavam festejando, normal. As pessoas vão na praia com sungas, vestimenta muito semelhante. Acredito que isso não será problema – analisou Bertoncini.

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, disse que até o momento nenhuma reclamação ou denúncia foi feita sobre o assunto.

– Sobre esse boato (de que o Figueirense poderia ser denunciado) não chegou nada para a gente – finalizou Schmitt.

Continua depois da publicidade