O Avaí está eliminado da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Leão até pressionou, mas parou no inspirado goleiro Fernando Miguel e sofreu o gol de Yago Pikachu na derrota para o Vasco, por 1 a 0, na Ressacada, pelo confronto de volta na terceira fase. Na ida, o time catarinense já tinha perdido por 3 a 2, em São Januário. Com isso, a equipe cruzmaltina segue na competição e garante a premiação de R$ 1,9 milhão, bônus por causa da classificação. Foi o primeiro revés azurra em 2019 como mandante.
Continua depois da publicidade
O adversário e as datas da quarta fase serão conhecidos na sexta-feira, às 11h, quando a CBF realiza o sorteio entre os 10 classificados. Os cinco times que avançarem, se juntarão a Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR, Internacional e São Paulo, oriundos da Libertadores, além de Paysandu (campeão da Copa Verde), Sampaio Corrêa (campeão da Copa do Nordeste) e Fortaleza (campeão da Série B).
Com o apoio da torcida e precisando do resultado positivo, o Avaí se impôs nos primeiros minutos e obrigou o Vasco a recuar. Aos poucos, porém, a pressão azurra diminuiu e o time carioca chegou pela primeira vez com perigo ao ataque. Danilo Barcelos, aos 13, cobrou falta com efeito, a bola encobriu Vanderlei, mas o goleiro conseguiu com um tapa evitar o gol. A resposta do Leão foi com dois chutes de Pedro Castro de fora da área, aos 20 e aos 24, mas ambos ficaram com Fernando Miguel, que fez as defesas sem grande dificuldade.
Mantendo a posse de bola, o Avaí continuou tentando pelo menos um gol antes do intervalo. Aos 26, Iury foi à linha de fundo pelo lado direito do ataque azurra e cruzou rasteiro para o meio da área. Werley se atrapalhou e tocou contra o gol vascaíno, mas Fernando Miguel fez nova defesa. O goleiro do time carioca ainda teria trabalho aos 36. Desta vez, quem bateu de fora da área foi o volante Matheus Barbosa. Aos 47, Lourenço cruzou da esquerda, Daniel Amorim desviou de cabeça e a bola sobrou para João Paulo. Sozinho e dentro da pequena área, ele chutou e arqueiro operou um verdadeiro milagre para salvar a equipe do Rio.
Na etapa final, foi o Vasco quem tomou iniciativa. Aos 14 minutos, Raul bateu de fora da área, mas a bola ficou com Vladimir. O Leão respondeu aos 17. Marquinhos Silva cabeceou após levantamento da direita, e o goleiro Fernando Miguel fez a defesa. Dois minutos mais tarde, o arqueiro que trabalhou foi o do time mandante. Danilo Barcelos soltou a pancada para o camisa 89 azurra evitar o gol vascaíno. Mas aos 26 não teve jeito. Yago Pikachu abriu o placar. Yan Sasse foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para o meia que antecipar a Betão e empurrar para o gol vazio.
Continua depois da publicidade
Depois do gol, o técnico Geninho colocou Julinho e Brizuela em campo. E o primeiro arriscou, aos 33, em chute que passou perto. No minuto seguinte, foi a vez de Luan Pereira, outro que entrou no decorrer do segundo tempo, desviar de dentro da área, mas a bola saiu próxima do travessão. O Vasco teve chance para ampliar a vantagem. Aos 37, Yan Sasse bateu de fora da área e viu a bola sair por cima do gol de Vladimir. Aos 43, Maxi López chutou para o gol vazio, mas também errou o alvo. Os tentos, porém, não fizeram falta na conta vascaína.
Agora, as missões dos times são os jogos decisivos pelos estaduais. O Avaí encara o Criciúma, na Ressacada, pela semifinal do Catarinense. O Vasco enfrenta o Flamengo, no Engenhão, pela final do Carioca. Os confrontos serão no domingo, às 16h.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 0 X 1 VASCO
AVAÍ
Vladimir; Iury, Marquinhos Silva, Betão e Lourenço (Julinho); Mosquera (Brizuela), Pedro Castro e Matheus Barbosa (Luan Pereira); João Paulo, Daniel Amorim e Getúlio. Técnico: Geninho.
VASCO
Fernando Miguel; Raúl Cáceres, Werley, Ricardo e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Lucas Santos (Yan Sasse) e Yago Pikachu (Willian Maranhão); Tiago Reis (Maxi López) e Marrony. Técnico: Alberto Valentim.
Continua depois da publicidade
GOL: Yago Pikachu (V, 26'/2T).
CARTÕES AMARELOS: Matheus Barbosa, Marquinhos Silva, Betão e Iury (A). Lucas Santos, Tiago Reis, Yago Pikachu e Fernando Miguel (V).
ARBITRAGEM: Jean Pierre Goncalves Lima, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (trio do RS).
BORDERÔ: 15.225 torcedores e renda de R$ 453.006,00.
LOCAL: Ressacada, em Florianópolis.